Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Férias de julho terão diversão garantida com programação do Outras Palavras

Ao todo, seis edições do projeto vão acontecer pelo Agreste pernambucano – com direito a passagem pelo Festival de Inverno de Garanhuns

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

Programação do mês terá atrações que vão de Ezter Liu, grande vencedora do Prêmio Pernambuco de Literatura, ao percussionista Gilú Amaral

Por Marcus Iglesias

As férias escolares do mês de julho, em geral, representam aquele momento que os estudantes têm para descansar a mente após uma maratona de estudos, provas e avaliações. Mas também podem ser um período de conhecimento e diversão através da educação e da arte. Essa é a proposta do Outras Palavras para este mês, apresentando uma maratona de seis edições, todas elas pelo Agreste pernambucano, e com direito a participação no Festival de Inverno de Garanhuns.

Para a vice-presidente da Fundarpe e gestora do Outras Palavras, Antonieta Trindade, a programação de julho também tem um teor especial por outras razões. “Uma delas é porque o Outras Palavras vai acontecer durante as férias escolares de duas escolas, como uma opção de diversão através da arte e do conhecimento voltado para a juventude. Além disso, teremos edições em Bom Conselho, Iati e Calçado durante o FIG deste ano, que também vai receber uma edição especial do Outras Palavrinhas durante sua programação”, reforça a gestora.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

De acordo com Antonieta Trindade, o Outras Palavras já atingiu 544 escolas, alcançou mais de 13 mil alunos e deixou mais de 5.600 livros nas bibliotecas escolares por onde passou

Nesta quarta-feira (4), às 14h, o projeto será levado para o EREM Narciso Correia (Paranatama), com a presença do escritor Helder Herik, vencedor do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura (com o livro Rinoceronte Dromedário) e apresentação do percussionista Gilú Amaral. Já na quinta-feira (5), no mesmo horário, o Outras Palavras vai ao EREM João Pessoa Souto Maior (Sairé), com o escritor Walter Moreira, vencedor do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura (com o livro O metal de que somos feitos) e apresentação de Dona Ana Lúcia do Coco.

O percussionista Gilú Amaral, que já participou de um Outras Palavras realizado no dia 14 de dezembro do ano passado, na Escola de Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães, em Casa Amarela (Recife), falou na ocasião sobre como foi sua experiência com o projeto da Secult-PE e Fundarpe.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Jan Ribeiro/Secult-PE

O percussionista Gilú Amaral relembrou sua trajetória e apresentou instrumentos e ritmos da música pernambucana quando participou do Outras Palavras no ano passado

“Fiquei muito feliz de participar de um projeto como esse, porque acho que a escola também deve ter esse papel além da educação convencional. É importante que a escola proporcione essa aproximação de trazer o artista para os jovens conhecerem, porque o jovem é muito bombardeado pelas coisas que estão na mídia e, por isso, muitas vezes não conhece sua própria cultura”, ressaltou o artista.

Durante o FIG, serão realizadas três edições do Outras Palavras. Uma no dia 24 de julho, na Escola Cel. José Abílio (Bom Conselho), com a escritora Ezter Liu (vencedora do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Das tripas coração). A segunda, no dia 25 de julho, acontecerá na EREM Francisco Pereira da Costa (Iati), com o escritor Rômulo César (vencedor do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Dois nós na gravata). Por fim, no dia 26 de julho, o EREM Augusta Cordeiro (Calçado) vai receber a escritora Cida Pedrosa, autora dos livros As filhas de LilithClaranã, para um bate-papo sobre literatura.

Marcus Iglesias/Secult-PE

Marcus Iglesias/Secult-PE

Ezter Liu foi a primeira mulher a ser a grande vencedora do Prêmio Pernambuco de Literatura, na sua quinta edição

Segundo Ezter Liu, que recentemente participou de duas edições do projeto durante a Clisertão, em Petrolina, “o Outras Palavras é uma celebração da literatura e é assim que as coisas tem que ser colocadas dentro da escola. É um projeto lindo, que precisa existir e contemplar outros escritores, e que está ai para transformar e fazer nascer e crescer o gosto pela literatura nessa galera, nessa idade. É ai que tudo começa, é na escola que a palavra deve ser celebrada”. Ainda durante o FIG, haverá uma edição especial do Outras Palavrinhas, no dia 28 de julho, às 10h, na Praça da Palavra.

Programação de julho do Outras Palavras:

Quarta-feira (4 de julho) | 14h
EREM Narciso Correia (Paranatama)
Escritor: Helder Herik, vencedor do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Rinoceronte Dromedário
Apresentação cultural: Gilú Amaral

Quinta-feira (5 de julho) | 14h
EREM João Pessoal Souto Maior (Sairé)
Escritor: Walter Moreira, vencedor do 1º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro “O metal de que somos feitos”
Apresentação cultural: Dona Ana Lúcia do Coco

24 de julho | 14h
Escola Cel. José Abílio (Bom Conselho)
Escritora: Ezter Liu, vencedora do 5º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro “Das tripas coração”

25 de julho | 14h
EREM Francisco Pereira da Costa (Iati)
Escritor: Rômulo César, vencedor do 2º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro “Dois nós na gravata”

26 de julho | 14h
EREM Augusta Cordeiro (Calçado)
Escritora: Cida Pedrosa, autora dos livros “As filhas de Lilith” e “Claranã“

28 de julho | 10h
Outras Palavrinhas na Praça da Palavra do FIG (Garanhuns)

< voltar para home