Outras Palavras realiza ações em mais duas cidades do Estado
Nesta sexta (20) o projeto chega a Camaragibe e, em parceria com o Programa Mãe Coruja, ao município de Lagoa dos Gatos
Postado em: Fundarpe
Por Clara Albuquerque
O Projeto Outras Palavras tem agregado conhecimento literário e cultural a estudantes do Ensino Médio de todo o Estado. Em dois anos de atividade, 4.560 livros foram doados a diversas escolas públicas e 9.068 estudantes participaram do projeto que, nesta sexta-feira (20) parte para sua 373º edição. O Outras Palavras vai realizar duas ações concomitantes em duas cidades de Pernambuco: uma delas ocorrerá em Camaragibe, com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Tito Pereira de Oliveira e a outra será uma ação de rua, em uma parceria com o Programa Mãe Coruja, no município de Lagoa dos Gatos. As ações iniciarão às 9h.
“Nesta nova fase, o Projeto Outras Palavras avança no trabalho com outro tipo de público. Nós continuamos a realizar nossas rodas de diálogos nas escolas com os estudantes de Ensino Médio, mas também passamos a desenvolver um novo formato de formação cultural com o público do Programa Mãe Coruja. Estas próximas ações são o reflexo dos bons resultados que viemos a obter tanto com a continuidade de um trabalho que está dando certo quanto com a fase inicial de uma parceria que agrega a importância da leitura ao público infantil e, também, às suas mães”, explica a vice-presidente da Fundarpe e idealizadora do Outras Palavras, Antonieta Trindade.
Em parceria com o Projeto Festletras, da EREM Tito Pereira de Oliveira, de Camaragibe, o Outras Palavras levará o escritor Mário Filipe Cavalcanti, vencedor do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Caninos Amarelados, lançado em 2016, para uma roda de conversa com os estudantes. Na ocasião, um kit de livros será doado à unidade de ensino. Já o Festletras contribuirá com apresentações dos estudantes da EREM inspiradas no tema Vozes da África.
Para a ação em parceria com o Programa Mãe Coruja, uma programação recheada composta por contação de histórias, teatro de mamulengo, cinema de animação, atividades esportivas e apresentação musical está sendo preparada para acontecer em duas ambientações de Lagoa dos Gatos: a maioria das atividades acontecerá na Praça São Sebastião e o cinema de animação ficará em exibição no auditório da EREM Professor Manoel Edmundo. Vários artistas e grupos estão envolvidos nas atividades a exemplo da poetisa Adélia Flor, a Companhia do Chapiléu e a Banda Sinfônica José Caetano da Escola Técnica de Criatividade Musical, regida pelo professor Fabiano André Francisco. As escolas da região, também, farão apresentações culturais com a participação de seus estudantes.
Profissionais da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco realizarão atividades lúdicas com as crianças como corridas de sacos, de colheres, jogos de argolas e de tração. O cineasta e jornalista Marcos Henrique Lopes é quem vai intermediar as exibições do cinema de animação conversando com as crianças sobre as temáticas dos filmes que remetem à cultura pernambucana.
“Recebemos um convite para uma parceria com o Programa Mãe Coruja coincidindo com nossa intenção de atingir um público de menor idade. O Programa, voltado às mulheres gestantes e crianças na faixa de 0 a 5 anos de idade, trabalha, hoje, o entendimento de que o desenvolvimento infantil não passa, apenas, pela saúde, mas também pela educação, cultura e esportes. Em função disso, integram, hoje, a equipe a Fundarpe e as secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e Educação, no sentido de ampliar essa visão. Fizemos uma proposta piloto este ano, onde realizamos oficinas que reforçassem a afetividade entre pais, mães e filhos; uma de contação de histórias para as mães corujas e profissionais dos cantos Mãe Coruja, e estamos encerrando o ano com uma atividade de rua, no município de Lagoa dos Gatos, com uma série de atividades voltadas a esse público”, diz a responsável da Fundarpe/Secult-PE no Programa Mãe Coruja, Márcia Branco.
MÃE CORUJA – Através da Lei n° 13.959, trata-se de uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de onze secretarias de Estado: Gabinete de Projetos Estratégicos, Gabinete do Governador, Secretaria de Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Mulher, de Planejamento e Gestão, de Agricultura e Reforma Agrária, da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Cultura e Turismo Esporte e Lazer. As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja. Cada uma dessas unidades conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. Na Fundarpe/Secult-PE, Luiziana Almeida, da Gerência de Projetos Especiais e Márcia Branco representam o programa. Após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada até completar cinco anos de idade.
PROGRAMAÇÃO MÃE CORUJA (LAGOA DOS GATOS)
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
9h00-9h50 – Praça São Sebastião
CONSTRUÇÃO DE POESIAS PARA CRIANÇAS
Poetisa Adélia Flor
MAMULENGO
10-11h- Palco na Praça São Sebastião
“QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO”
Cia do Chapiléu
CINEMA DE ANIMAÇÃO
Auditório do EREM Prof. Manoel Edmundo
Hora:
Manhã – 9h-9h15-9h30-9h45-10h00-10h15-10h30-10h45-11h00
Tarde – 13h30-13h45-14h00-14h15-14h30-14h45-15h00-15h15-15h30
Filmes:
SALU E O CAVALO MARINHO
(2014, 13 minutos), de Cecília da Fonte
Dia Estrelado (2001,13 minutos), de Nara Normande
Era uma vez tudo verdim
(2013, 13 minutos), de Patrícia Alves Dias, Sylvestre Campe e Nilton Pereira.
ATIVIDADES ESPORTIVAS LÚDICAS
SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DO ESTADO
9h-11h e 13h30-15h30 – Praça São Sebastião
Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família / ou jogos de corda ou tração
Corrida da colher / Jogo de argolas/pular
BANDA SINFÔNICA JOSÉ CAETANO
ESCOLA TÉCNICA DE CRIATIVIDADE MUSICAL
15h30-16h15 – Praça São Sebastião
Regente: Prof. Fabiano André Francisco
SERVIÇO
Outras Palavras – Camaragibe
Local: EREM Tito Pereira de Oliveira, Avenida Gen Newton Cavalcante, 11579, Camaragibe – PE
Horário: 9h
Outras Palavras e Mãe Coruja – Lagoa dos Gatos
Local: Praça São Sebastião / EREM Prof. Manoel Edmundo, R. São Sebastião, 170, Lagoa dos Gatos – PE
Horário: 9h