Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Outras Palavras realiza ações em mais duas cidades do Estado

Nesta sexta (20) o projeto chega a Camaragibe e, em parceria com o Programa Mãe Coruja, ao município de Lagoa dos Gatos

Por Clara Albuquerque

O Projeto Outras Palavras tem agregado conhecimento literário e cultural a estudantes do Ensino Médio de todo o Estado. Em dois anos de atividade, 4.560 livros foram doados a diversas escolas públicas e 9.068 estudantes participaram do projeto que, nesta sexta-feira (20) parte para sua 373º edição. O Outras Palavras vai realizar duas ações concomitantes em duas cidades de Pernambuco: uma delas ocorrerá em Camaragibe, com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Tito Pereira de Oliveira e a outra será uma ação de rua, em uma parceria com o Programa Mãe Coruja, no município de Lagoa dos Gatos. As ações iniciarão às 9h.

Foto Jan Ribeiro

Foto Jan Ribeiro

Estudantes do Ensino Médio são envolvidos em atividades culturais

“Nesta nova fase, o Projeto Outras Palavras avança no trabalho com outro tipo de público. Nós continuamos a realizar nossas rodas de diálogos nas escolas com os estudantes de Ensino Médio, mas também passamos a desenvolver um novo formato de formação cultural com o público do Programa Mãe Coruja. Estas próximas ações são o reflexo dos bons resultados que viemos a obter tanto com a continuidade de um trabalho que está dando certo quanto com a fase inicial de uma parceria que agrega a importância da leitura ao público infantil e, também, às suas mães”, explica a vice-presidente da Fundarpe e idealizadora do Outras Palavras, Antonieta Trindade.

Em parceria com o Projeto Festletras, da EREM Tito Pereira de Oliveira, de Camaragibe, o Outras Palavras levará o escritor Mário Filipe Cavalcanti, vencedor do 3º Prêmio Pernambuco de Literatura com o livro Caninos Amarelados, lançado em 2016, para uma roda de conversa com os estudantes. Na ocasião, um kit de livros será doado à unidade de ensino. Já o Festletras contribuirá com apresentações dos estudantes da EREM inspiradas no tema Vozes da África.

Foto Jan Ribeiro

Foto Jan Ribeiro

Escritor Mário Filipe Cavalcanti

Para a ação em parceria com o Programa Mãe Coruja, uma programação recheada composta por contação de histórias, teatro de mamulengo, cinema de animação, atividades esportivas e apresentação musical está sendo preparada para acontecer em duas ambientações de Lagoa dos Gatos: a maioria das atividades acontecerá na Praça São Sebastião e o cinema de animação ficará em exibição no auditório da EREM Professor Manoel Edmundo. Vários artistas e grupos estão envolvidos nas atividades a exemplo da poetisa Adélia Flor, a Companhia do Chapiléu e a Banda Sinfônica José Caetano da Escola Técnica de Criatividade Musical, regida pelo professor Fabiano André Francisco. As escolas da região, também, farão apresentações culturais com a participação de seus estudantes.

Profissionais da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco realizarão atividades lúdicas com as crianças como corridas de sacos, de colheres, jogos de argolas e de tração. O cineasta e jornalista Marcos Henrique Lopes é quem vai intermediar as exibições do cinema de animação conversando com as crianças sobre as temáticas dos filmes que remetem à cultura pernambucana.

Foto Jan Ribeiro

Foto Jan Ribeiro

Vice-presidente Antonieta Trindade é a coordenadora do projeto

“Recebemos um convite para uma parceria com o Programa Mãe Coruja coincidindo com nossa intenção de atingir um público de menor idade. O Programa, voltado às mulheres gestantes e crianças na faixa de 0 a 5 anos de idade, trabalha, hoje, o entendimento de que o desenvolvimento infantil não passa, apenas, pela saúde, mas também pela educação, cultura e esportes. Em função disso, integram, hoje, a equipe a Fundarpe e as secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e Educação, no sentido de ampliar essa visão. Fizemos uma proposta piloto este ano, onde realizamos oficinas que reforçassem a afetividade entre pais, mães e filhos; uma de contação de histórias para as mães corujas e profissionais dos cantos Mãe Coruja, e estamos encerrando o ano com uma atividade de rua, no município de Lagoa dos Gatos, com uma série de atividades voltadas a esse público”, diz a responsável da Fundarpe/Secult-PE no Programa Mãe Coruja, Márcia Branco.

MÃE CORUJA – Através da Lei n° 13.959, trata-se de uma rede de ações intersetoriais que inclui o trabalho de onze secretarias de Estado: Gabinete de Projetos Estratégicos, Gabinete do Governador, Secretaria de Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, da Mulher, de Planejamento e Gestão, de Agricultura e Reforma Agrária, da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Cultura e Turismo Esporte e Lazer. As ações são desenvolvidas por meio dos Cantos Mãe Coruja. Cada uma dessas unidades conta com dois profissionais para cadastrar e acompanhar as gestantes e seus filhos, articulando as ações das diversas secretarias estaduais, municipais, sociedade civil organizada e parceiros, criando assim uma rede solidária para o cuidado integral da gestante, filho e família. Na Fundarpe/Secult-PE, Luiziana Almeida, da Gerência de Projetos Especiais e Márcia Branco representam o programa. Após o nascimento, a criança também passa a ser acompanhada até completar cinco anos de idade.

PROGRAMAÇÃO MÃE CORUJA (LAGOA DOS GATOS)

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
9h00-9h50 – Praça São Sebastião
CONSTRUÇÃO DE POESIAS PARA CRIANÇAS
Poetisa Adélia Flor

MAMULENGO
10-11h- Palco na Praça São Sebastião
“QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO”
Cia do Chapiléu

CINEMA DE ANIMAÇÃO
Auditório do EREM Prof. Manoel Edmundo
Hora:
Manhã – 9h-9h15-9h30-9h45-10h00-10h15-10h30-10h45-11h00
Tarde – 13h30-13h45-14h00-14h15-14h30-14h45-15h00-15h15-15h30
Filmes:
SALU E O CAVALO MARINHO
(2014, 13 minutos), de Cecília da Fonte
Dia Estrelado (2001,13 minutos), de Nara Normande
Era uma vez tudo verdim
(2013, 13 minutos), de Patrícia Alves Dias, Sylvestre Campe e Nilton Pereira.

ATIVIDADES ESPORTIVAS LÚDICAS
SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DO ESTADO
9h-11h e 13h30-15h30 – Praça São Sebastião
Corrida de saco/jogo e brincadeira para a família / ou jogos de corda ou tração
Corrida da colher / Jogo de argolas/pular

BANDA SINFÔNICA JOSÉ CAETANO
ESCOLA TÉCNICA DE CRIATIVIDADE MUSICAL
15h30-16h15 – Praça São Sebastião
Regente: Prof. Fabiano André Francisco

SERVIÇO
Outras Palavras – Camaragibe
Local: EREM Tito Pereira de Oliveira, Avenida Gen Newton Cavalcante, 11579, Camaragibe – PE
Horário: 9h

Outras Palavras e Mãe Coruja – Lagoa dos Gatos
Local: Praça São Sebastião / EREM Prof. Manoel Edmundo, R. São Sebastião, 170, Lagoa dos Gatos – PE
Horário: 9h

< voltar para home