Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Semana do Patrimônio Cultural chega ao fim com várias atividades nos equipamentos culturais

A IX Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco está finalizando suas atividades neste fim de semana, e os equipamentos culturais pernambucanos têm sido palco de diversos debates e ações relacionadas à preservação do patrimonial em nosso Estado.

Nesta sexta-feira (19), o Teatro Arraial Ariano Suassuna sediará duas atividades. Às 14h, haverá a apresentação “A contribuição do Funcultura para a preservação do patrimônio cultural de Pernambuco”, com a presença de Gustavo Araújo, superintendente do Funcultura, e de alguns projetos que foram incentivados pelo Fundo. Mais tarde, às 16h, o espaço cultural receba uma mesa de debates em homenagem a Joaquim Nabuco e ao Dia do Historiador, com Leonardo Dantas e Reinaldo Oliveira, membros do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural.

Ainda na sexta-feira (19), a Estação Central Capiba/Museu do Trem realiza mais uma edição do jogo didático “Chegadas e partidas”. A brincadeira é inspirada na exposição homônima que fica instalada no local e conta um pouco da história das ferrovias em Pernambuco.

O Espaço Pasárgada encerra nesta sexta-feira (19) a exposição “Costa Leite: A voz da poesia”, que reuniu várias matizes de xilogravuras, livros e livretos de cordel, vídeos e fotografias retratando a vida e obra de José da Costa Leite – Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Quem estiver em Caruaru neste fim de semana, também poderá conferir, no Museu do Barro, a mostra “Mulheres do Barro”. A exposição reúne 20 painéis dos alunos da Escola Municipal Professor Rubens de Lima Barros, que fizeram um (re)leitura das obras das mestras  do Alto do Moura, e retrata a beleza e a tradição o universo feminino das artesãs.

Já o Paço do Frevo recebe, neste sábado (20), a partir das 16h, a palestra “Memórias sensíveis através do frevo”, que contará com a participação de Júnior Viégas e Rebeca Gondim. Ainda amanhã (20), a partir das 14h, a sede do Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, Patrimônio Vivo de Pernambuco, abre as portas para uma visitação guiada, com direito a sessão de fotos com o calunga original e palestra “Os segredos do Gigante”, ministrada por Luiz Adolpho, presidente do Homem da Meia-Noite. Às 19h, haverá o lançamento oficial das camisas comemorativas aos 85 anos da agremiação.

São Severino do Ramos e Tamandaré
No domingo (21), o Santuário de São Severino do Ramos receberá romeiros das 32 cidades da Diocese de Nazaré da Mata, que irão ser recepcionados com a apresentação pública da Banda do CMP.

Em Tamandaré, na terça-feira (23), a 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco será encerrada com uma visita técnica à obra de restauro do Forte de Santo Inácio de Loyola, que será mediado pelo corpo técnico da GPCult/Fundarpe, a partir das 10h.

< voltar para home