Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Fundarpe

Sertão do Pajeú sedia encontro estadual sobre a salvaguarda do Frevo

Renato Spencer/Santo Lima

Renato Spencer/Santo Lima

O Frevo é registrado como Patrimônio Cultural do Brasil (Iphan – 2007) e Patrimônio Imaterial da Humanidade (Unesco – 2012)

Com a proposta de promover o intercâmbio de saberes entre representantes do Frevo da Região Metropolitana do Recife e do Sertão, o CEU das Artes, na Caxixola, em Serra Talhada, recebe nesta segunda (5) e terça-feira (6) o Encontro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo – Sertão do Pajeú. A iniciativa tem o objetivo de estimular a salvaguarda desta manifestação cultural registrada como Patrimônio Cultural do Brasil (Iphan – 2007) e como Patrimônio Imaterial da Humanidade (Unesco – 2012).

O Encontro é uma realização do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Fundação Cultural Cabras de Lampião, em parceria com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada.

A ideia é reunir nestes dois dias organizações culturais, brincantes, gestores públicos, professores, pesquisadores, estudantes, produtores culturais e demais interessados para compartilhar suas experiências, reflexões e diálogos que contribuam com a salvaguarda do Frevo.

Durante a programação desta segunda (5), estão previstas algumas atividades como a apresentação da Política do Patrimônio Imaterial do Iphan e da Fundarpe; apresentação do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo e apresentação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural; e um debate sobre propostas de salvaguarda do Frevo em Pernambuco.

Já nesta terça-feira (6), serão realizadas oficinas de música com Nilsinho Amarante (trombone), Érico Veríssimo (trompete), Roberto Silveira (sax alto) e Edson Rodrigues (sax); e de dança com Wilson Aguiar de Souza (Frevo) e de confecção de adereços com Mauricéa Santiago. As aulas acontecem nos turnos da manhã e da tarde.

Serviço:
Encontro do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo – Sertão do Pajeú
Segunda (5) e terça (6)
CEU das Artes na Caxixola (Serra Talhada)
Gratuito

< voltar para home