Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Gastronomia

Observatório discute gastronomia de Pernambuco

Palestra aberta ao público retomada das atividades

 

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Debates com o grupo do Observatório da Gastronomia Pernambucana

A diversidade da gastronomia de Pernambuco é capaz de deixar qualquer um com água na boca. Tem tapioca, bolo de rolo, cartola e uma infinidade de pratos regionais. Nossas iguarias são objetos de estudo de muitos pesquisadores e amantes da gastronomia local. Pensando nisso, foi criado um grupo multidisciplinar chamado Observatório da Gastronomia Pernambucana, para discutir o patrimônio alimentar. Formado por Raul Lody, Ana Claudia Frazão, Claudemir Barros e Gilberto Freyre Neto, o coletivo se reúne todas as terças-feiras, no Cais do Sertão.

O Observatório da Gastronomia Pernambucana retoma suas atividades com o primeiro encontro de 2017, nesta quarta-feira (17), às 15h, no Cais do Sertão, com a palestra do professor e doutor Ricardo Braga, discutindo o tema Nordeste, Território e Ecologia.

O grupo surgiu em outubro de 2016 e tem como objetivo reunir especialistas de áreas como antropologia da alimentação, educação, turismo, gastronomia, economia e história, além de profissionais como chefs, empresários do setor de turismo e de alimentos, para tratar dos mais diversos aspectos do patrimônio alimentar. “Buscamos ações que identifiquem e valorizem os fazedores da gastronomia do Estado”, ressaltou Ana Claudia Frazão, que também é assessora de Gastronomia da Secult-PE.

Uma das ações do Observatório é a construção da página Museu Virtual da Gastronomia Pernambucana. No site, será possível encontrar fotografias e vídeos do patrimônio alimentar do Estado, dentro de um acervo permanente. Além disso, promover exposições temporárias e temáticas para divulgar a culinária local, como a criação do selo da Gastronomia Pernambucana, que identificará os polos gastronômicos de Pernambuco.

Durante o Festival de Inverno de Garanhuns, em julho deste ano, acontecerá a apresentação desse selo. Serão agraciados estabelecimentos, mestres e mestras da culinária do Estado.

Serviço:

I Encontro de 2017 do Observatório da Gastronomia Pernambucana

Palestra: Nordeste, Território e Ecologia

Palestrante: Professor. Dr: Ricardo Braga

Data: 17/05, às 15h

Local: Cais do Sertão – Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife

 

 

< voltar para home