Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta será transmitido pelo YouTube

Começa nesta sexta-feira (9) o 9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta que, neste ano, será transmitido pelo YouTube. O objetivo do evento é falar das Sobre-Vivências Periféricas durante a pandemia. O encontro, organizado por jovens do Coletivo Pão e Tinta da comunidade do Bode (Pina/Recife), representa a culminância de um projeto que promove estratégias de geração de renda, de fortalecimento da identidade cultural, da autoestima e do sentimento de pertencimento comunitário através da arte urbana, de oficinas de inclusão social e digital, rodas de diálogo, assim como a revitalização de espaços comerciais, educativos e outros marcados pela violência dentro do território. Essa ação de graffiti homenageou neste ano, Dona Silvonete Santos, mãe do grafiteiro Pedro Stilo e dos jovens Lucas e Mateus Santos, que foi alvejada por uma bala perdida há 19 anos. Em 2021, o beco em a moradora foi vitimada, ganhou cores e vida com os painéis de graffiti feitos pelos artistas do coletivo, passando a ser um novo espaço cultural dentro da favela.

No dia 9, às 15h tem a Roda de Diálogo “Sobre-Vivências Periféricas”, às 17h as mostras de audiovisual e graffiti e às 18h acontece o LEILÃO PÃO E TINTA, em que serão leiloadas obras de 51 artistas, que receberam um incentivo financeiro, latas de spray, camisa do festival e tela para pintar. O recurso das obras leiloadas vai ser revertido para manter os projetos sociais e culturais na comunidade do Bode. Por isso, tão importante essa ação no 9º ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES PÃO E TINTA, traçada como uma estratégia para fomentar o tema central que é: “sobre-viver” durante a pandemia, na favela, de forma autônoma e colaborativa. Para participar do leilão basta a pessoa acompanhar a live e dar o lance durante o chat ao vivo. O leilão será intercalado com apresentações dos DJs Rosinha e HTTP.

No sábado (10), das 15h às 17h, acontecerão as oficinas de Técnicas Artísticas, facilitada por Lis de Hórus; de Mídias Sociais, facilitada por Ingrid Casadevall; e de Fotografia Digital com Smart Phone, facilitada por Firmino. Às 17h terá mostra de graffiti e audiovisual, e a partir das 18h acontecerão os shows (alguns gravados e outros ao vivo) de MC Vinição, DJ HTTP, Pierre DuMangue e 21 OPT, Karla Gnom, Rayssa Dias, Sony e Calango, Deox/Mirim e da rapper Adelaide.

E o encontro encerra-se no domingo (11), quando será todo voltado para cultura tradicional marisqueira, que marca a identidade cultural da comunidade do Bode. A troca de saberes conta com a participação das marisqueiras Amarina Rodrigues e Mirela Lourenço e da pescadora Maria Edna do Nascimento, que durante a realização do projeto também tiveram a fachada de suas casas revitalizadas, assim como a Livroteca e a fachada de alguns pontos comerciais da comunidade, que vêm resistindo durante a pandemia, como uma forma de dar visibilidade e fortalecer esses empreendimentos. Às 18h, a programação contará com os shows e apresentações artísticas de MC Margot, DJ Rosinha, Teteu Batatinha, Nanny Nago, Okado Canal, Bixarte, Stiff, Léo da Bodega, e Barbarize, que irá apresentar ao vivo pela primeira vez o seu álbum visual.

O projeto SOBRE-VIVÊNCIAS PERIFÉRICAS foi contemplado pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco. Todas as pessoas que participaram e contribuíram para o projeto receberam ajuda de custo. Vale ressaltar que durante o período de execução do mesmo e durante o encontro, está sendo gravado um documentário sobre as ações realizadas e de como o Coletivo se reinventou durante a pandemia, conseguindo gerar renda para a juventude periférica, remunerando desde 2020, cerca de 80 pessoas a partir das vendas nos leilões, e no Aquarelena, que acontecia ao vivo pelo instagram do Coletivo Pão e Tinta. O ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTES PÃO E TINTA acontece a quase uma década e é o maior evento de arte urbana e periférica realizado no Nordeste e o que acontece há mais tempo no Brasil, de forma ininterrupta.

Serviço
9º Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta
Quando: 9, 10 e 11 de abril, das 16h às 0h
Transmissão ao vivo pelo Youtube, no Canal da Palaffit Produções

< voltar para home