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Lei Aldir Blanc

Ana Cecília Drumond lança o livro “Roupa de Cinema”

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Com a experiência de participar de forma ativa do cinema pernambucano, a figurinista Ana Cecília Drumond assumiu o desafio de  pensar o audiovisual pela perspectiva do figurino. Contemplada pelos recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, ela conseguiu viabilizar o projeto do livro “Roupa de Cinema: o design de  figurino no audiovisual pernambucano”, disponível para download gratuito a partir de sábado (15 de maio), em formato e-book, no site da editora Vacatussa  (www.vacatussa.com.br).

O livro é estruturado em duas partes: a primeira, mais prática, traz  depoimentos de profissionais do figurino. E a segunda, mais teórica, com a  reunião de três artigos assinados por pesquisadores do assunto. Os  depoimentos foram colhidos por meio de entrevistas realizadas em fevereiro deste ano, por Ana Cecília e Julio Cavani, com 10 figurinistas do cinema  pernambucano.

Na lista, há desde profissionais do início da retomada do cinema local,  como Beto Normal, Andrea Monteiro e Paulo Ricardo; a figurinistas em início  de carreira, a exemplo de Babi Jácome e Libra. Completam o time as figurinistas Rita Azevedo, Chris Garrido, Sosha, Maria Esther de Albuquerque  e Joana Gatis. Nos depoimentos, eles falam do começo de suas trajetórias, suas  formações, processos criativos, métodos de trabalho, o papel do figurino na  construção narrativa e as soluções encontradas em meio às dificuldades para  se adequar aos limites de tempo e orçamento.

Pela perspectiva do figurino, o livro “Roupa de Cinema” monta um amplo  panorama do cinema pernambucano realizado nas últimas três décadas, com  referência a um total de 59 produções audiovisuais feitas no estado. Das quais  mais de 30 são analisadas de forma mais aprofundada pelos figurinistas,  revelando conceitos e detalhes de bastidores, a exemplos de obras premiadas como “Bacurau”, “Tatuagem”, “Amarelo Manga” e “Cinema, Aspirinas e Urubus”.

Relatos que são fartamente documentados na edição, acompanhados de  imagens dos filmes, fotografias dos sets de filmagem, croquis e provas de  figurino. Um registro histórico que envolve desde curtas dos anos 1990 a longas-metragens ainda inéditos, em fase de finalização. O recorte permite  tanto um olhar sobre transformação do cinema pernambucano, com o acesso  a mais recursos através de editais de incentivo, como as conquistas do  departamento de figurino e amadurecimento desses profissionais. E, não  menos importante, é observar outro aspecto histórico abordado no livro: preocupação dos figurinistas em pensar trajes de cena para construir um  cinema mais representativo, como forma de quebrar preconceitos e respeitar  a diversidade, seja de ordem racial, sexual, regional ou econômica.

A segunda parte do livro é composta por três artigos que tratam sobre  o papel do figurino na produção local e contribuem para se pensar no  contexto a importância do figurino na produção audiovisual. O artigo da  pesquisadora e diretora de arte Iomana Rocha dialoga com o conceito de “brodagem” para explicar a formação e as peculiaridades do modus operandi do figurino no cinema pernambucano. Já o figurinista e pesquisador Álamo  Bandeira apresenta um guia, explicando termos, setores de um set de  filmagem, funções e etapas do trabalho do figurino. E, por fim, o realizador e  professor universitário André Antônio analisa o traje de cena dentro de uma  perspectiva queer, fazendo relações entre a obra de realizadores como  Kenneth Anger e Teo Hernandez, com a do pernambucano Sosha.

LANÇAMENTO - Para marcar o lançamento de Roupa de Cinema: o  design de figurino no audiovisual pernambucano, dia 29 de maio (sábado), às 16h, haverá uma live pelo Instagram, numa conversa sobre o livro com a organizadora Ana Cecília Drumond, o jornalista Julio Cavani e o pesquisador André Antônio. A transmissão será feita pelo perfil da editora no Instagram (@vacatussa.editora) e do projeto (@roupa_decinema).

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