Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Editais da Lei Aldir Blanc 2021 contam com novidades para a classe cultural

aldir-blanc

A nova rodada de editais lançados pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, trouxe neste ano algumas inovações para a classe artística e cultural, em relação à edição passada. Além da renovação dos editais promovidos em 2020, há recortes para coletivos de periferia, premiação para técnicos, salvaguarda para circo, artesanato, cultura popular, gastronomia e povos e comunidades tradicionais. Desta vez, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br) até o dia 11 de outubro. Clique aqui e confira os editais e seus anexos.

Em 2021, a Secult-PE vai investir R$ 26,5 milhões em oito editais voltados para o financiamento de projetos culturais ou para premiar a trajetória de artistas, grupos e profissionais ligados ao setor no Estado por meio dos seguintes editais: (1) Edital de Criação, Fruição e Difusão; (2) Edital de Formação e Pesquisa; (3) Edital Prêmio de Registro Audiovisual de Saberes Tradicionais e da Cultura Popular; (4) Edital de Festivais, Mostras e Celebrações; (5) Edital Prêmio de Salvaguarda Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais; (6) Edital Técnicos da Cultura e Artes (7) Edital do Prêmio Para Iniciativas Culturais Nas Comunidades/Periferias; e (8) Aquisição de Bens e Contratação de Serviços Culturais.

Em comparação aos editais lançados ano passado pela Secult-PE, há três novidades: (1) Edital Técnicos da Cultura e Artes LAB PE 2021; (2) Edital Prêmio de Salvaguarda e Sustentabilidade Emergencial do Artesanato, das Artes Circenses, da Cultura Popular, da Gastronomia e dos Povos e Comunidades Tradicionais LAB PE 2021; e (3) Edital do Prêmio Para Iniciativas Culturais nas Comunidades/Periferias LAB PE 2021. Outro destaque é o Edital de Festivais, Mostras e Celebrações, que foi atualizado com a inclusão de celebrações artístico-culturais.

“Todos poderão concorrer porque continuamos em estado de emergência e o objetivo da lei é garantir a sobrevivência do segmento artístico e cultural do nosso País durante a crise sanitária que estamos vivendo. Mas terão prioridade os proponentes que não tenham recebido recursos provenientes da Lei Aldir Blanc nos editais lançados pelo Governo de Pernambuco em 2020”, ressalta Silvana Meireles, secretária-executiva de Cultura.

INSCRIÇÕES – Nessa nova edição, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br), plataforma onde estão disponíveis os formulários de inscrição específicos para cada edital. Para encontrar os formulários, o usuário faz seu login (utilizando sua senha de acesso) e busca na aba Oportunidades. No sentido da promoção da acessibilidade, além de um assistente virtual que apresenta a plataforma em libras, o Mapa Cultural de Pernambuco é compatível com software de leitura para pessoas com deficiência e também há opções de ajuste da tela para pessoas com baixa visibilidade.

A apresentação da documentação do proponente será exigida no ato da inscrição da proposta, e deverá ser anexada, em formato .pdf. O termo de compromisso deverá ser assinado no ato da inscrição e anexado junto à documentação solicitada. A nova rodada de editais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco tem como um dos objetivos possibilitar a continuidade das atividades artístico-culturais, incentivando a sustentabilidade dos trabalhadores da cultura, bem como reconhecer e premiar grupos, mestres e profissionais da classe artística.

Ao todo, serão investidos R$ 26,5 milhões em oito editais promovidos pela Secult-PE e voltados para o financiamento de projetos culturais ou para premiar a trajetória de artistas, grupos, empresas e profissionais ligados ao setor no Estado. Os recursos vêm da Lei Aldir Blanc, aprovada ano passado como apoio emergencial para a classe que sofreu muito com a paralisação das atividades econômicas por conta da pandemia.

Os oito novos editais estão disponíveis no Portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br) e no Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br).

ATENDIMENTO - As informações, dúvidas e outros esclarecimentos sobre o conteúdo dos editais e o processo de cadastramento e inscrição no Mapa Cultural de Pernambuco podem ser tirados por meio do WhatsApp (81) 3184-3018, criado exclusivamente para atender às questões da Lei Aldir Blanc.

< voltar para home