Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Festival Canavial LAB acontece entre 9 e 11 de abril com shows e tributo a Arnaud Rodrigues

Com o tema “Direito à Cultura é um Direito Humano”, evento traz nomes como Maciel Salú, Isaar, Afoxé Ylê de Egbá e Maracatu Estrela Brilhante do Recife

Maracatu Estrela Brilhante_Efeito_FestivalCanaviallab

O Festival Canavial, um dos mais importantes festivais de cultura popular do Brasil e realizado na Zona da Mata pernambucana, acontece on-line este ano nos dias 9, 10 e 11 de abril. Com o tema “Direito à Cultura é um Direito Humano”, evento traz 22 atrações e tributo a Arnaud Rodrigues, ator, cantor e humorista brasileiro falecido em 2010. Na programação, nomes como Maciel Salú, Isaar, Afoxé Ylê de Egbá e Maracatu Estrela Brilhante do Recife. Esta será a primeira edição virtual  do evento, com apoio da Lei Aldir Blanc e transmissão gratuita no canal do festival no YouTube.

Além dos shows, já gravados, estão previstos encontros de bois de carnaval e grupos de maracatus rurais. Pela primeira vez, pessoas de outros estados e de outros países poderão assistir ao festival que se mostrou capaz de criar raízes profundas na construção e democratização do acesso à educação, à cultura e igualdade dos direitos sociais, determinantes dentro de uma comunidade.

Como em edições anteriores, o evento mantém a essência do formato presencial, mesmo sendo totalmente on-line, privilegiando a musicalidade como gerador de debates sobre direitos humanos, apresentações artísticas, shows culturais, seminários, rodas de diálogos e intervenções artísticas que, juntos, permitirão a reflexão acerca das populações socialmente vulneráveis.

Para Afonso Oliveira, produtor cultural e curador do evento, a edição online do Festival Canavial chega com uma responsabilidade ainda maior, que é levar a cultura popular aliada à arte do encontro e da formação, ao mundo, através da internet.  “É uma maratona de apresentações artísticas, com mestres e mestras, grupos de maracatus de baque solto e virado, coco de roda, afoxé, reggae; seminários com convidados de vários estados brasileiros, que vão nos ajudar a refletir toda a conjuntura do processo cultural aliada às ideias dos direitos humanos. Além de shows com grandes nomes da música pernambucana”, diz.

Serviço
Festival Canavial LAB  – “Direito à cultura é um direito humano”
9, 10 e 11 de abril
Canal do Youtube: https://abre.ai/festivalcanaviallab

< voltar para home