Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Jornalistas de Nazaré da Mata lançam podcast sobre a cultura de Pernambuco

Idealizado por Josi Marinho e Salatiel Silva, o programa vai levar histórias, música e curiosidades sobre diversas linguagens artísticas de Pernambuco para o público de todas as idades

Divulgação

Josinalda Marinho e Salatiel Silva comandam o programa “Nossa história, Nossa memória”

Os jornalistas Josinalda Marinho e Salatiel Silva, jovens negros, periféricos e moradores da da Mata Norte de Pernambuco, descobriram, em uma conversa despretensiosa, alguns interesses em comum. Entre eles, a curiosidade das histórias que permeiam a vida dos fazedores da cultura da região em que moram, e um fascínio pelas manifestações culturais pernambucanas. Depois da pergunta: “Já parou pra pensar se a gente fizesse um podcast para conhecermos sobre o dia a dia e a carreira dos artistas, instituições e grupos culturais de Pernambuco?”. Foi aí que veio o mergulho intensivo nas ideias, e assim nasceu o “Nossa história, Nossa memória”.

O projeto “ Nossa história, Nossa memória”, que estreou no último sábado (9), é um podcast com peças radiofônicas criadas para serem disponibilizadas em várias plataformas da internet, em que reúne, a partir de registros de entrevistas e outros elementos sonoros, memórias sobre a pluralidade nas mais diversas linguagens artísticas do estado: Cultura Popular, Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Moda, Música, Performance e Teatro. A iniciativa é um trabalho inédito.

Aprovado no Edital de Criação, Fruição e Difusão, da Lei Aldir Blanc PE, a série de podcast estreia com 24 episódios, que devem ir ao ar até o fim de março. Em cada edição, os comunicadores farão uma viagem no tempo para contar a história de importantes personagens ligados ao fazer cultural pernambucano, como brincantes da cultura popular, escritores, cordelistas, poetas, músicos, repentistas, contadores de história, produtores culturais, artesãos, artistas, entre outras personalidades.

“Essa é uma oportunidade de valorização à nossa Cultura de nosso estado e destacar o trabalhos daqueles que têm se esforçado ao longo dos anos para manter viva a nossa história. Queremos, por meio deste trabalho de comunicação popular, contribuir para o registro cultural de nosso país, além de poder revelar novos talentos e expressões culturais de nossa gente”, conta Josinalda Marinho, coordenadora e produtora do podcast.

Todos os episódios foram pensados com foco em atender a todas idades, com conteúdos diversos, ilustrados por músicas, curiosidades, e um diálogo dinâmico, que podem proporcionar a diversão e novos conhecimentos para crianças e famílias neste momento de isolamento social.

“Queremos proporcionar uma experiência sonora, na qual atribuo, como Memória Auditiva, em que relato dos personagens, ilustrados com outros elementos sonoros, despertem a curiosidade e a paixão dos amantes da cultura de nosso estado e mundo afora”, relata Salatiel Silva, apresentador e editor de áudio do projeto.

Cada episódio está dividido em quadros, que contém: entrevistas, curiosidades, músicas, entre outros. O podcast “Nossa história, Nossa memória” vai ao ar sempre aos sábados e às quartas-feiras, através da plataforma Spotify. O público também pode interagir com sugestões de temas e de entrevistados, por meio do blog e das páginas do projeto no Facebook, Instagram e Youtube. Além do e-mail: nossahistorianossamemoria@gmail.com.

Acessibilidade - Para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a todo o material, a produção do podcast também vai disponibilizar na internet, a cada edição, o script de cada programa. Confira abaixo o primeiro episódio:

< voltar para home