Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Ludimilla Carvalho lança o livro “Desarranjos maquínicos: ruído, tecnologia, imagem”

A produtora e pesquisadora Ludimilla Carvalho lança, nesta terça-feira (30), a partir das 19h, o livro “Desarranjos maquínicos: ruído, tecnologia, imagem”, no YouTube. Na live que será transmitida no YouTube (www.youtube.com/watch?v=03tEspg__T0), a autora conversa com os professores e pesquisadores Nina Velasco e Rodrigo Carreiro (UFPE), e com Rosângela Rennó, Luiz Alberto Guimarães, Sabato Visconti e Dirceu Maués.

Contemplado pelos recursos da da Lei Aldir Blanc, o livro é resultado de uma pesquisa sobre o fenômeno do ruído na imagem contemporânea. Embora o ruído tenha uma longa tradição conceitual no campo sonoro/musical, a verdade é que o tema é abrangente e se relaciona com movimentos de reconfiguração e deslocamento em diversos campos expressivos. No âmbito da fotografia, a publicação discute várias manifestações visuais do ruído, que aparecem nas obras de artistas que utilizam processos experimentais, nos quais as tecnologias são reviradas, sabotadas, reintepretadas e postas em funcionamento fora de seus padrões industriais.

A partir de referências da filosofia, comunicação, teoria da fotografia o livro aponta tendências da imagem contemporânea que exploram a materialidade dos meios, a revisão crítica de paradigmas da fotografia e seu diálogo com outras artes, e o uso criativo do erro em sistemas computadorizados, como sintomáticas da presença do ruído como caracterizador de estéticas híbridas, sujas, maquínicas e imprevisíveis.

Essas questões são discutidas com base nos trabalhos de sete artistas: Cris Bierrenbach, Dirceu Maués, Luiz Alberto Guimarães, Jason Shulman, Biarritzzz, Éder Oliveira, Sabato Visconti e Rosângela Rennó. O livro está disponível para download gratuito no site: ludimillacw.wixsite.com/desarranjos.

AUTORA - Ludimilla Carvalho é produtora cultural e pesquisadora do campo da fotografia. Atua em projetos independentes e institucionais nas áreas de cinema e artes visuais. É graduada, mestre e doutora em Comunicação pela UFPE, sempre com pesquisas voltadas à imagem. É também autora de O trabalhador na fotografia documental (Appris, 2018).

Serviço
Live de lançamento do livro “Desarranjos maquínicos: ruído, tecnologia, imagem”, de Ludimilla Carvalho
Quando: 30 de março de 2021 (terça-feira), às 19h
Link da live: www.youtube.com/watch?v=03tEspg__T0
Download do livro:  ludimillacw.wixsite.com/desarranjos

< voltar para home