Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Lei Aldir Blanc

Mestre Santino Cirandeiro lança seu novo CD neste sábado (10)

Divulgação

Divulgação

Mestre Santino é um dos cirandeiros mais antigos do Estado

A produtora Terno da Mata promove neste sábado (10), a partir das 18h, o lançamento virtual do segundo CD do Mestre Santino Cirandeiro, o mais antigo representante do gênero ainda em atividade em Pernambuco, no auge dos seus 80 anos. O disco, intitulado “Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações”, chega mesclando tradição e renovação, com toda a bagagem dos mais de 60 anos de carreira de Santino, mas também com a participação da nova leva de cirandeiros de Nazaré da Mata, como Mestre Anderson Miguel, da Ciranda Raiz da Mata Norte, e Mestre Bi, da Ciranda Bela Rosa. O lançamento acontece, simultaneamente, no Facebook, Youtube e Instagram do Mestre Santino (@santinocirandeiro) e da Terno da Mata Produções (@ternodamata).

Segundo Sérgio Melo, da Terno da Mata, a ideia do álbum é exaltar a ciranda e reunir talentos. “O talento não é exclusivo de uma geração. A ciranda também não. Faz parte de todas e cada uma oferece suas belezas. Ciranda é arte de mãos dadas, de encontros e de união, principalmente em Pernambuco, por isso essa reunião de gerações”, diz o produtor.

Morando atualmente em Nazaré da Mata, Santino faz parte de uma geração de nomes como João Limoeiro e Zé Galdino. Dos seus 80 anos de vida, completados em novembro passado, 64 anos foram dedicados à Ciranda. Deu início a sua vida profissional nos engenhos de Nazaré da Mata e adjacências, como trabalhador rural. Foi assim que mergulhou no universo da cultura local, tornando-se um artista popular e um dos mais conhecidos cirandeiros da Mata Norte. No currículo, além de apresentações fora do Brasil, mais três trabalhos gravados.

Esse álbum é um desdobramento de um projeto mais amplo, iniciado em 2019 com a produção de um mini documentário dirigido por Nilton Pereira. A tarefa sempre foi reconhecer e eternizar a história da lenda viva da ciranda da Mata Norte. O doc “Quem não conhece Santino… encontro de gerações” apresenta uma espécie de making of da gravação do CD, enquanto explora toda a musicalidade do mestre, os bastidores da gravação e belíssimas imagens da região Norte de Pernambuco. No vídeo, os contos e causos de Santino dividem a tela com histórias sobre a origem de algumas das suas letras… São histórias cantadas e costuradas nas suas cirandas, misturadas com suas lembranças de Macaparana, terra natal que deixou quando jovem ou dos anos de trabalho no engenho e na construção civil.

Na linha do doc, “Santino Cirandeiro e Encontro de Gerações” chega exatamente para trazer um pouco mais para o público sobre esse artista de olhar e ouvidos atentos, que utiliza cada ponto da sua vida como mote para criação dos seus versos e melodias.

A ideia era aguardar o fim da pandemia para promover o lançamento presencial do novo CD, com toda pompa e circunstância que a lenda da ciranda merece. A situação do país, porém, não permite. Assim, a estreia acontece agora apenas em formato virtual. Logo após o lançamento, o disco estará disponível nas principais plataformas digitais de música.

Com produção assinada pela Terno da Mata Produções, o CD conta com incentivo da Lei Aldir Blanc, Funcultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

< voltar para home