Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

10ª Fliporto começa nesta quinta (13)

Com o tema “Literatura é coisa de cinema”, o evento traz uma extensa programação que vai até o próximo domingo (16)

Festejando 10 anos de existência com um ar de renovação, começa, nesta quinta (13), a Festa Literária Internacional de Pernambuco – Fliporto, que vai até o próximo domingo (16), com uma extensa programação voltada para o universo da leitura, sob o tema “Literatura é coisa de cinema”. São conferências, feira de livros, mostra audiovisual, debates, programação infanto-juvenil, entre outras atividades que irão tomar conta da secular Igreja do Mosteiro de São Bento, em Olinda. Este ano, a Fliporto homenageia o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. As atividades são gratuitas.

Ricardo Moura/Secult-PE

Ricardo Moura/Secult-PE

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna é o homenageado da Fliporto

A programação da Fliporto abre hoje a noite, às 19h30, com a conferência “O valor da vida”, com a renomada escritora Lya Luft e o seu marido, Vicente de Britto Pereira. Durante todo o Congresso, grandes nomes da cultura brasileira – seja no campo na literatura ou de outras linguagens artísticas – irão participar em conferência. Entre eles, estão Xico Sá, Cláudio Assis e Hilton Lacerda, que irão abordar assunto correlato ao tema da Fliporto, sob o título “Cinema e literatura: casamento suspeitoso, união estável ou de conveniência?”; também o artista plástico Romero de Andrade Lima, na aula-espetáculo “O Trovador do Cariri”, onde contará sobre suas experiências com Ariano Suassuna. Quem também irá falar sobre o homenageado. Adriana Falcão, Geneton Moraes Neto, Samarone Lima e Bráulio Tavares também participarão de conferências cujo tema principal é o criador d’OAuto da Compadecida. E, encerrando a série de conferências, o escritor Raimundo Carrero se junta ao músico Antônio Madureira para um concerto-recital em homenagem a Suassuna.

Outra atração nesta 10ª edição da Fliporto é o Cine Fliporto, que apresenta uma programação de curtas (18h30) e longas (20h), com destaque para as exibições de “A Máquina”, de João Falcão, e “A vida não basta”, de Caio Tozzi, sobre o poeta Ferreira Gullar, e de “16 Luas”, best-seller infanto-juvenil de Margaret Stohl (presença confirmada na programação de conferências), que se transformou em filmes pelas mãos de Richard LaGravenese. A Fliporto também contará com uma programação voltada ao público infanto-juvenil, com a Fliporto Galera e Galerinha, que trazem oficinas, masterclasses, contação de histporias, bate-papos entre realizadores de autores e estudantes, apresentações musicais e teatrais. A Fliporto Galerinha homenageia a escritora e roteirista Adriana Falcão, que estará presente na programação.

Feira Internacional do Livro
A Fliporto irá abrigar a V Feira Internacional do Livro, que, neste ano, homenageia o escritor Raimundo Carreiro. O evento contará com 70 espaços voltados para editores locais e nacionais e acontecerá na área de eventos do Sítio Histórico do Pátio do Carmo. Lançamentos de livros e sessões de autógrafos fazem parte da programação, que terá, ainda, espaços de discussão e bate-papo com escritores, editores e livreiros nacionais e estrangeiros sobre o mercado editorial.

Confira a programação completa no SITE da Fliporto.

SERVIÇO
10ª Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco
13 a 16 de novembro
Complexo Educacional São Bento e Pátio do Carmo – Olinda/PE

< voltar para home