Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

3º Clisertão está confirmado para maio de 2016

Com o tema "Livro, Leitura e Memória", evento vai homenagear Antônio Torres e Elisabet Moreira

Foram anunciados nesta terça-feira, 10 de novembro, os homenageados e também a data de realização do 3º Clisertão – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão. O evento, realizado pela Universidade de Pernambuco, campus Petrolina, em parceria com o Governo de Pernambuco, através da Secult e Fundarpe, vem consolidando-se no calendário cultural do estado por sua valorosa contribuição à formação da nossa gente e por trazer à luz temáticas contemporâneas relativas à produção, ao fomento e à circulação da literatura no sertão.

Divulgação

Divulgação

Lançamento do Clisertão aconteceu no campus da UPE em Petrolina

De 2 a 7 de maio de 2016, o Clisertão vai espalhar-se por Petrolina com debates, recitais, apresentações de trabalhos científicos e até intervenções poéticas, mantendo seu perfil de extrapolar as salas de aula e ampliar o debate acadêmico.

O escritor baiano e membro da Academia Brasileira de Letras, Antônio Torres; e a crítica literária petrolinense Elisabet Moreira são os homenageados do 3º Clisertão, que vai priorizar discussões sobre bibliotecas e a memória literária, com o tema “Livro, Leitura e Memória”.

Participaram do ato de lançamento do Congresso, em Petrolina, o reitor da UPE Pedro Falcão; o diretor da UPE Petrolina, Moisés Almeida; o coordenador do Clisertão, professor Genivaldo do Nascimento; Anete Ferraz, da Gerência Regional de Educação/Sertão do São Francisco – Secretaria de Educação de Pernambuco; o Coronel Leite, secretário de educação de Petrolina; a homenageada Elisabet Moreira; e Socorro Lacerda, chefe de gabinete da Secult-PE, representando na ocasião o secretário Marcelino Granja.

“É motivo de muita alegria lançarmos hoje este valoroso Congresso, que tem elevado a nossa região, os nossos escritores e, certamente, será em 2016 mais um momento rico para a cultura pernambucana, quando nos reencontraremos com o sertão criativo, com o sertão de gente sonhadora, mas que também interage com o que vem de fora”, destacou Socorro.

A Coordenadoria de Literatura da Secult-PE fará uma primeira visita técnica a Petrolina nesta quinta-feira (12), quando será realizada uma reunião com escritores e atores culturais da região. Para o coordenador Wellington de Melo, “o ano de 2016 também será de escutas no interior do estado para elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), e que o Clisertão será um dos eventos destinados a ouvir população da região do São Francisco”, destaca.

Interessados em submeter trabalhos devem ficar atento ao nosso portal, pois em breve divulgaremos mais informações sobre prazos de inscrição e forma de participar.

< voltar para home