Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

“A Gente da Palavra” lança convocatória para cadastro de reserva de agentes de leitura

Os interessados poderão se inscrever a partir desta sexta-feira (23) até o próximo dia 13/1

Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Cultura, a Fundarpe, a Cepe Editora e o Programa Governo Presente, divulga a convocatória que regulamentará o processo de inscrição e seleção do cadastro de reserva para o projeto “A Gente da Palavra”.

Os interessados em participar da seleção poderão se inscrever, a partir desta sexta-feira (23) até o próximo dia 13/1, de forma gratuita, através da internet, no endereço eletrônico: agentedapalavra@gmail.com, ou presencialmente, na sede da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife) ou do Museu do Barro de Caruaru (Praça Cel. José de Vasconcelos, 100, Centro – Caruaru).

Confira aqui a convocatória.

Os candidatos deverão ter entre 18 e 29 anos, com Ensino Médio completo ou Curso Superior em andamento, não ter qualquer vínculo empregatício, ter disponibilidade de 18 horas semanais de dedicação ao projeto e morar nos bairros de Centenário, São Francisco, Monte Bom Jesus (Caruaru), Cajueiro Seco, Jaboatão Velho, Prazeres (Jaboatão dos Guararapes), Santo Amaro, Lagoa Encantada e UR3 (Recife). A seleção se dará em duas fases: habilitação e capacitação/avaliação. ”A convocatória atenderá à demanda de ampliação e renovação dos agentes comunitários de leitura. Com certeza, alguns dos que forem selecionados já serão incorporados imediatamente ao projeto. Uma coisa importante é que todos os que forem habilitados receberão uma capacitação inicial em mediação de leitura, que será útil mesmo para os que não forem convocados imediatamente”, conta o coordenador da iniciativa, Wellington de Melo.

A Gente da Palavra
O projeto “A Gente da Palavra” vai promover atividades de leitura e circulação de livros em dez comunidades atendidas pelo Programa Governo Presente de ações integradas de Cidadania nas cidades de Recife, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. Jovens residentes nas próprias localidades receberão bolsas mensais e serão formados como agentes comunitários de leitura e protagonizarão as ações da iniciativa.

Na próxima quinta-feira (29), haverá, na sede da Cepe Editora, a entrega das bicicletas do projeto, que servirão como “bibliotecas móveis” (bicicletas adaptadas) e circularão por dez comunidades de Caruaru (Centenário, São Francisco e Monte Bom Jesus), Recife (Santo Amaro, Campo do 11, Ilha de Santa Terezinha, Vila dos Casados, Lagoa Encantada, UR3) e Jaboatão dos Guararapes (Cajueiro Seco, Jaboatão Velho e Prazeres).

< voltar para home