Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Alunos de escolas municipais recifenses participam da Semana Manuel Bandeira

Recital e oficinas marcaram a visita dos estudantes ao Espaço Pasárgada

O Espaço Pasárgada recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), como parte da programação da Semana Manuel Bandeira, os estudantes das Escolas Dona Luci Silva Lima, da Imbiribeira, e Santa Maria, do Alto José do Pinho. Acompanhados das professoras e coordenadoras, os alunos participaram de uma série de ações educativas e culturais que, além de celebrar o legado do poeta, possibilitou a vivência de novas experiências e aprendizados. “Tem sido muito enriquecedor participar dessa Semana. A programação se alinha perfeitamente com a nossa proposta pedagógica que, dentre outras coisas, prioriza em nosso dia a dia escolar atividades que desenvolvam competências e habilidades ligadas à arte, como oficinas e contação de histórias”, disse Elineide Leite, coordenadora pedagógica da Escola Dona Luci, que pela primeira vez visitou o Espaço.

A coordenadora Elineide Leita, as professoras Manoela Cristina e Lucimar Rocha

A coordenadora Elineide Leita, as professoras Manoela Cristina e Lucimar Rocha e seus alunos

A programação começou às 8h30, com uma visita guiada ao casarão. Em seguida, os estudantes fizeram um recital na biblioteca do Espaço, em cima do poema Vou-me embora pra Pasárgada. “Foi emocionante ver nossos alunos declamando versos ali bem em frente à estatua do poeta. Eles se preparam previamente e se saíram muito bem hoje”, contou a coordenadora do Santa Maria, Elba Chagas. Inspirada na Semana Manoel Bandeira, ela já pensa em implementar uma série de saraus na escola para trabalhar com outros texto e autores. “Nesse lugar, tudo respira e exala Manuel Bandeira. Estou encantada. E, pensando nas coisas que vi aqui, quero promover novos recitais com nossos alunos para que eles se apropriem de novos poetas e poemas”, disse Chagas.

Além disso, a manhã contou com contações de histórias, a exibição de curtas de animações (baseados nos textos do patrono da casa); apresentação de teatro de bonecos; e uma oficina de material reciclável para produção de marcadores de livros e cotovia. “A nossa intenção é que universo de Manuel Bandeira fosse retratado aos meninos de maneira lúdica e poética. Queremos instigar [neles] desde cedo o interesse pela literatura e pela obra do poeta”, contou Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

“Gosto muito de pintar, mas adorei história da Cotovia que a tia leu para gente”, disse a estudante Fabiana Lins, de 10 anos, da Escola Santa Maria, fazendo referência ao poema de Manuel Bandeira que foi narrado pela Caravana Carambola. Na parte da tarde, ainda vão acontecer oficina de origami e a apresentação de um coral infantil.

Confira a programação completa da Semana Manuel Bandeira:

QUINTA-FEIRA (23)
19h30
- Cine Pasárgada Especial – Exibição dos curtas metragens vencedores do Fest Cine 2014.
Filmes: Encantada, A Felicidade Não É Deste Mundo, De Profundis)

SEXTA-FEIRA (24)

9h às 12h
- Ação Pedagógica sobre a Vida e Obra de Manuel Bandeira.
Atividade da Escola:
Breve apresentação da sua vida, narrada por uma aluna.
Apresentação de um poema.
Apresentação de um jogral.

9h às 19h30
- Exposição das obras do poeta Manuel Bandeira;
- Escambo de livros Especial

19h30
- Recital de poesia com microfone aberto;
- Lançamento do Livro Coesia de Raimundo Moraes;
- Apresentação do projeto Santa Loucura com poemas de Manuel Bandeira

< voltar para home