Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Biblioteca Pública Estadual promove reunião do Fórum PEBLLL

Encontro acontece nesta terça-feira (16), sendo aberto aos agentes culturais interessados em participar.

Foto: Costa Neto

Foto: Costa Neto

Realização do Encontro Estadual de Bibliotecas, em 2012.

A Biblioteca Pública Estadual promove, nesta quarta-feira (16), a 2ª reunião ampliada do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura – PEBLLL 2016. O evento, que começa às 18h, é direcionado para escritores, ilustradores, bibliotecários, mediadores de leitura, professores e gestores de bibliotecas públicas, entre outros agentes culturais interessados. Para participar, não é necessário efetuar prévia inscrição.

Nas pautas do encontro, será apresentada a proposta de programação e demais informações sobre a audiência pública na Alepe, que está prevista para ser realizada no próximo dia 30 de março, oficializando o processo de construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

A sede da Biblioteca Pública Estadual, onde será realizada a reunião, fica localizada na Rua João Lira, s/nº, bairro de Santo Amaro, no Recife. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (81) 99767-6922 e 99873-7897, ou pelo e-mail: forumpeblll@gmail.com .

Histórico do Fórum PEBLLL – o Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura, movimento social, suprapartidário, de articulação interinstitucional (composto por integrantes de diversas organizações, tanto dos poderes públicos governamentais como da sociedade civil), e intersetorial (incluindo membros das três cadeias do setor do livro), que surgiu em 2006 por uma iniciativa da então Gerente de Geral das Bibliotecas Municipais do Recife, a bibliotecária Suzana Timóteo.

Tendo como objetivo original e atual contribuir propositiva e ativamente para a democratização do acesso à leitura e às bibliotecas, tem atuado por meio de ações que visam influir nas políticas de leitura existentes, na construção de políticas públicas sustentáveis e de Estado para o setor LLLB e na mobilização da sociedade para exerça o controle social.

Em sua trajetória, contribuiu com a construção das leis do livro de Recife (2009), Olinda e Caruaru (2010), realizou três encontros estaduais de bibliotecas públicas, escolares e comunitárias (2012, 2013, 2015), e, em parceria com a Coordenadoria de Literatura, realizou, ao longo de 2013, um mapeamento acerca da situação das bibliotecas públicas pernambucanas, iniciando o processo de interiorização de um importante debate sobre a importância das políticas públicas para o desenvolvimento do estado de Pernambuco.

Em 2015, através de pacto estabelecido entre as Secretarias Estaduais de Cultura e Educação, foram realizadas as primeiras escutas públicas com os três elos do setor LLLB e, em alguns dias, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa que oficializará a instalação do grupo executivo de trabalho que dará continuidade ao processo de escutas públicas em todas as regiões do estado que subsidiarão a elaboração do PELLLB.

< voltar para home