Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

“Bibliotecas, Resistência e Transformação” é tema de encontro no Recife

Ainda há vagas para o 3º Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco, que acontece na próxima quarta-feira, 2 de dezembro. O evento é uma realização do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro e Leitura – FPEBLLL, e vai discutir o tema “Bibliotecas, Resistência e Transformação” no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas no Campus da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O objetivo deste 3º Encontro é articular profissionais que atuam em bibliotecas públicas, escolares e comunitárias ou em atividades a elas relacionadas, para identificar a situação atual desses equipamentos educativos e culturais, trocar experiências e propor alternativas para a construção de políticas sustentáveis para o setor. A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe são parceiras do Encontro, que acontece em meio aos debates já iniciados com a sociedade para a construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Divulgação

Divulgação

Registro de reunião com o setor de Bibliotecas para elaboração do Plano Estadual

Este ano, o encontro está integrado à II Feira de Leitura da UFPE, realizada pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL, em parceria com a RELEITURA – Bibliotecas Comunitárias em Rede. O evento conta com a contribuição financeira e técnica do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, através da RELEITURA; e ainda, do investimento e contribuição de serviços e profissionais das diversas organizações e grupos que compõem o Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura – FPEBLLL.

Inscrições podem ser feitas por e-mail (encontrobibliotecaspe@gmail.com), basta enviar nome completo, n° RG, Município, Instituição/Função. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 98701-8081 | (81) 99767-6922

PROGRAMAÇÃO:

8h – Inscrição e Acolhida Sussurro poético, com a Releitura.

8h45 – Mesa de Abertura:

Fórum PE em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura – FPEBLLL
Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede
Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC/UFPE
Centro de Educação – CE/UFPE
Centro de Estudos em Educação e Linguagem – CEEL
Secretaria Executiva de Cultura – Secult-PE
Secretaria de Executiva de Desenvolvimento da Educação – SEDE

9h – Diálogos intercontinentais – Política Nacional de Leitura de Moçambique, uma experiência Palestrante: Gilberto Matusse, vice-presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, Professor de Teoria Literária e Literatura Moçambicana, República de Moçambique.

Ementa: Visa apresentar e dialogar sobre a experiência moçambicana voltada a melhorar o acesso ao livro no país, iniciada em 1988 com a criação de um programa conjunto entre os governos de Portugal e Moçambique, e que para a concretização desenvolveu então o Projecto Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, assinado em 1988, porém publicado por decreto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Portugal no ano de 1990.

Mediadora: Cida Fernandez

10h15 – Diálogos intersetoriais – A construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas – PELLLB: o estado da arte

Secretária Executiva de Cultura – Secult-PE

Coordenadoria de Literatura – Secult-PE
Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação – SEDE
Representação Regional Nordeste /MinC
Fórum PE em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura – FPEBLLL

Ementa: Tem por objetivo apresentar a leitura de cada setor envolvido na construção do plano estadual em relação aos desafios, expectativas e comprometimento.

Mediadora: Camila Rodrigues Leite

11:45h – Atividade  Cultural
12h – Almoço

14h – Mediação Cultural, com a Releitura.

14:20– Diálogos entre a teoria e a prática – Sustentabilidade das Bibliotecas x Sustentabilidade das Redes: enraizamento comunitário, trabalho colaborativo, planejamento e gestão.
Releitura – Betânia Nascimento
Gerência de Políticas Educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental – SEDE

Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS – A experiência das redes culturais – Teia- Prof. Dra. Cristina Amélia Carvalho

Ementa: pretende estimular a reflexão entre a teoria e a prática, e ao mesmo tempo evidenciar formatos diferenciados de enfrentamento e solução de problemas, desde a teoria e desde a prática. Uma e outra estão para transformar esse mundo num lugar melhor, como é isso, desde o lugar da biblioteca? Como essa luta se faz sustentável a partir desses equipamentos? Como envolver as comunidades e construir relações colaborativas visando à sustentabilidade das lutas.

Mediadora: Profª. Mª Cristina Guimarães Oliveira- PPGCI/UFPE

15:20h Mediação cultural

15:30h – Diálogos teoria e prática – O papel do profissional da informação nas bibliotecas públicas municipais, escolares e comunitárias: perfil, currículo, missão e atuação – o que está e o que precisa mudar?
Profª Drª. Mª Cristina Guimarães Oliveira – PPGCI/UFPE

Profº Dr. Lourival Pinto – UFPE

 

Ementa: Se propõe a refletir qual o papel da academia na formação de novos quadros profissionais capazes de resolver problemas relacionados ao acesso à informação pública e à formação de leitores literários na realidade das comunidades onde estiverem atuando.

Mediadora: MS. Gilvanedja Mendes – Secult-PE

17h – Atividade Cultural  - Apresentação Lítero-Musical

17h30 – II FEIRA DE LEITURA: Comunidades Leitoras – Solenidade de Abertura

Pró-reitoria de Extensão e Cultura –PROEXC
Centro de Educação – CE/UFPE
Biblioteca Comunitária Caragueijo Tabaiares
Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede

18h – Encerramento Cultural – Ópera da Resistência Literária

< voltar para home