Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Cadeia produtiva do livro se junta ao processo de elaboração do Plano Estadual para o setor

Editores e produtores da cadeia produtiva do livro participaram na quarta-feira (26/8), da segunda rodada de escutas para a preparação do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Pernambuco (PELLLB). Diversos temas entraram na pauta de debates, entre eles, a questão da regionalização da compra de livros, a bibliodiversidade, a divulgação, o diálogo do livro e da literatura com as demais linguagens da cultura, entre outros. “O debate foi muito bacana e cumpriu sua função de nos apresentar elementos e situações que não tínhamos pensado antes. Precisamos avançar agora, cada vez mais, na mobilização desse público que forma a cadeia”, diz Wellington de Melo, coordenador de literatura da Secretaria de Cultura e um dos articuladores do PELLLB.

Empreendedor da Bienal do Livro, o produtor cultural Rogério Robalinho esteve presente ao encontro e abordou justamente o desafio de projetar o mercado de livros do Nordeste e Norte para o resto do Brasil. Na sua opinião, uma das estratégias é apostar no diálogo da literatura com áreas como o audiovisual e a música. “Para nós que empreendemos o desafio é colocar a literatura em contato com outras linguagens como forma de destacá-la perante outros mercados, como Sul e Sudeste”, opinou.

Após as discussões, todas as sugestões são colhidas através de um questionário no qual, além dos dados sobre a natureza da atividade daquele participante, ficam registradas as experiências de cada um. Quem quiser participar, mesmo não tendo comparecido aos debates, pode solicitar um modelo do questionário através do email literatura.secultpe@gmail.com.

No próximo dia 2 de setembro é a vez da escuta receber a cadeia criativa da literatura, formada por escritores(as), ilustradores(as), designers e declamadores/as, tradutores/as, entre outros. O encontro será às 14h, no Espaço Pasárgada (Recife).

A construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB) é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundarpe, da Secretaria de Educação (SEE-PE), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), e do Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEDLLLB), com apoio da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura.

< voltar para home