Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Centenário de Clarice Lispector segue sendo celebrado por mulheres artistas e intelectuais

Evento “CLARICE LISPECTOR 100 anos - A paixão segundo...” recebe, em seu segundo encontro, a jornalista Geórgia Alves, nesta quinta -feira (17/9) no canal oficiais da Secult-PE/Fundarpe no YouTube, às 20h

Divulgação

Divulgação

O evento digital celebra a obra da escritora que é um dos nomes mais consagrados da literatura brasileira

Nesta quinta-feira (17/9), acontece o segundo dia da série de conversas digitais sobre a paixão de escritoras, artistas e intelectuais pela obra de Clarice Lispector, marcando os 100 anos da escritora que passou boa parte da infância morando no centro do Recife. “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…”, encontro digital, recebe a jornalista, escritora e cineasta Geórgia Alves, às 20h, para falar de sua admiração pela homenageada. O evento virtual, devido às medidas de enfrentamento à pandemia do Covid-19, será transmitido no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube, www.youtube.com/SecultPE.

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

Costa Neto/Secult-PE/Fundarpe

A jornalista pernambucana Georgia Alves é a convidada especial desta semana

“Geórgia Alves é uma escritora de ficção apaixonada por Clarice e tem um projeto de pesquisa para o doutorado sobre o livro “Maçã no Escuro”, da homenageada, investigado sob a luz da teoria estética do filósofo Alexander Gottlieb Baumgarten. Podemos esperar um olhar muito perspicaz sobre Clarice na conversa de quinta-feira”, avalia Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE/Fundarpe.

O aniversário acontece em 10 de dezembro, mas “CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo…” começou na semana passada, com a participação de Fátima Quintas, coordenadora do Grupo de Estudos Clarice Lispector do Espaço Cultura Nordestina. Para quem não assistiu ou quer rever, segue o vídeo na íntegra abaixo:

Na próxima semana, dia 24/9, fecham a programação, juntas, Teresa Monteiro (professora, atriz e biógrafa) e Taciana Oliveira (cineasta, comunicóloga e diretora do documentário “A Descoberta do Mundo”, sobre Clarice Lispector). Também na quinta-feira, às 20h.

A ação é uma realização da Coordenadoria de Literatura, vinculada à Gerencia de Política Cultural, da Secretaria de Cultura de Pernambuco. A inspiração vem do livro “A Paixão Segundo GH”, de Clarice Lispector e é a primeira ação do centenário da escritora.*

Serviço
“CLARICE LISPECTOR 100 anos – A paixão segundo Geórgia Alves”
Quando: quinta-feira (17/9), às 20h
Exibição no canal oficial da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/SecultPE)

*Esta ação da Coordenadoria de Literatura responde ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), no que diz respeito ao seu Eixo 4 – VALORIZAÇÃO DA LITERATURA: Objetivo Estratégico 4.2. Difusão, circulação e intercâmbio.

a. Fortalecer as ações de circulação de autores e da produção literária locais em escolas, bibliotecas e outros espaços de fruição.

c. Estimular a realização de encontros e residências para intercâmbio de conhecimento entre profissionais dos elos criativo e produtivo do livro.

< voltar para home