Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

“Conexões Literárias” faz sua primeira edição do ano na próxima terça-feira (23)

O web programa será transmitido simultaneamente pelos canais da Secult-PE e da Cepe Editora, no YouTube, a partir das 19h

O “Conexões Literárias”, web programa cultural produzido mensalmente pela Cepe Editora, retoma sua temporada em 2021, com novidades. A partir de sua edição de fevereiro, já marcada para acontecer na próxima terça-feira (23), às 19h, ele passa a ser correalizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE). Mantendo a mesma proposta de oferecer uma boa conversa sobre livros e o mundo literário, a live reunirá o coordenador de Literatura da Secult-PE, Roberto Azoubel; a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes; o editor da Cepe, Diogo Guedes; e o escritor José Paulo Parisio, em torno do tema “Como fazer literatura em Pernambuco?”. O programa será transmitido simultaneamente pelos canais da Secult-PE e da Cepe Editora, no YouTube.

Para Diogo Guedes, a proposta do Conexões se abre em múltiplas direções. “É sempre importante conversar sobre os caminhos possíveis para a escrita e publicação porque desses encontros também surgem novas ideias, possibilidades e avaliações do nosso cenário”, assegura. Roberto Azoubel compartilha do mesmo pensamento. “A nossa parceria visa ampliar a discussão sobre temas relevantes para a sociedade e, a partir do ponto de vista de escritores, ilustradores, tradutores, editores, livreiros, bibliotecários e mediadores de leitura, aprofundar, debater e expandir assuntos que tangenciam a literatura”, pontua o coordenador de Literatura da Secult-PE.

Um dos vencedores do 6º Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura com “Retrocausalidade” (romance, 2020), autor de “Legião anônima” (contos, 2014), “Esculturas fluídas” (poesia, 2015), todos editados pela Cepe, e de “Homens e outros animais fabulosos” (contos, 2018, Patuá), o pernambucano João Paulo Parisio é um nome que se destaca na literatura contemporânea. Apontado pelo crítico José Castello como expoente da nova geração de escritores no Brasil (“é um escritor que perfura a máscara da realidade para chegar ao zero, ao arcaico, ao inominável, sem se importar com a clareza ou a precisão midiáticas”), João Paulo Parisio transita com desenvoltura tanto na prosa como na poesia, tendo o realismo fantástico como elemento de suas narrativas. Na live do Conexões Literárias, ele falará sobre sua trajetória, processos de criação e obra literária construída em menos de uma década.

Os encontros virtuais vão acontecer periodicamente, nas últimas terças-feiras de cada mês.

Serviço
Conexões Literárias – Como fazer literatura em Pernambuco?
Quando: 23 de fevereiro de 2021, terça-feira, às 19h
Onde: Canais da Secult-PE (www.youtube.com/SecultPE) e da Cepe Editora (bit.ly/canalcepe), no Youtube

< voltar para home