Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Convidado: José Luiz Fiorin

josé luiz fiorin

Professor e linguista brasileiro. É um dos maiores especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica e Análise do Discurso, com centenas de publicações nessas áreas.

É graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1970), defendeu mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1980) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1983). Fez pós-doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, (Paris, França), (1983-1984) e na Universidade de Bucareste, (Bucareste, Romênia), (1991-1992). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Lingüística da FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2000-2004) e Representante da Área de Letras e Ligüística na CAPES (1995-1999). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: enunciação, estratégias discursivas, procedimentos de constituição do sentido do discurso e do texto, produção dos discursos sociais verbais.

Tem uma intensa atividade acadêmica, ocupando cargos importantes na USP e em diversas associações: foi chefe do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, membro do Conselho Deliberativo da ANPPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) e consultor da FAPESP (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo). Também já foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Conselho Deliberativo da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística), representante da área de Letras e Linguística na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), presidente do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo), professor da UNESP e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis.

No CLISERTÃO, José Luiz Fiorin profere a palestra “Linguagem, discurso e poder“, mediada pelo professor da Universidade de Pernambuco Genivaldo Nascimento, dia 18/05 às 16h40.

< voltar para home