Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Convidado: Raimundo Carrero

raimundo carrero

Escritor e jornalista brasileiro, nascido em Salgueiro, Pernambuco. Como jornalista, trabalhou no rádio, televisão e jornal Diario de Pernambuco durante 25 anos, tendo exercido vários cargos, como os de crítico literário e editor nacional.

No início da década de 1970, Raimundo participou ativamente, como cronista e contista, do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, que visava a exaltação e propagação da cultura nordestina. Posteriormente, Raimundo declarou ter em Ariano um “mestre”.

Foi assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco. Integrou o Conselho Municipal (Recife) de Cultura durante oito anos e o Movimento de Cultura Popular.

Até 1998, foi presidente da Fundação de Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (Fundarpe).

Em 11 de outubro de 2004, foi eleito para a cadeira 3 da Academia Pernambucana de Letras, tomando posse em 20 de janeiro de 2005.

Seu livro Somos pedras que se consomem foi incluído entre os dez melhores livros de 1995, escolhidos pelo jornal O Globo (RJ), e entre as dez melhores obras de ficção de 1995, selecionadas pelo Jornal do Brasil (RJ).

< voltar para home