Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Convidado: Rei Berroa

rei berroa 2

O poeta dominicano Rei Berroa é um dos convidados internacionais da primeira edição do CLISERTÃO. Em 1983 recebeu um Ph.D. da Universidade de Pittsburgh, e desde 1984 ensina literatura espanhola e crítica literária na Universidade George Mason em Fairfax, Virginia.

Por mais de 25 anos, se dedica à poesia, à escrita, performances, música, ensino e serviço na sua comunidade acadêmica. Recentemente foi descrito na Carolyn Kreiter-Foronda’s Poets Spotlight como um “agente cultural de crescimento e mudança, através da experiência das artes”, que busca “aumentar o impacto de práticas criativas e eruditas de artistas, educadores e líderes comunitários que tenham desenvolvido socialmente  práticas artísticas produtivas, refletindo o papel da arte na construção de uma sociedade civil e divulgando as melhores práticas através de oficinas e fóruns públicos “.

Foi assessor da Faculdade para a revista GMU  Hispanic Culture Review (1992-2006). Foi conselheiro literário do Teatro de la Luna, Arlington,  desde a sua fundação em 1991 e desde 2001 tem coordenado a sua Maratona anual de poesia na Casa de la Luna, a Biblioteca do Congresso em Washington, DC e outros locais. Através desse festival, reuniu poetas de todo o mundo de língua espanhola e publicou as antologias de poesia do festival desde 2001.

No campo da literatura contemporânea, colocou uma atenção especial no poeta espanhol Miguel Hernández e na literatura do Caribe, com ênfase na República Dominicana. Seu livro Ideologia y retórica: Las prosas de Guerra de Miguel Hernández é uma abordagem semiótica para a arte da propaganda como arte elevada, e ofereceu o primeiro estudo sério sobre o uso da retórica durante os conflitos armados para transmitir ideologias. Professor Tracy K. Lewis (CUNY, Oswego) chamou de “uma meditação sobre a natureza da Palavra de persuasão … e, como tal, oferece uma inovadora aplicação de princípios semióticos para os problemas da literatura propagandística, reunindo um impressionante dos recursos da tradicional estudo retórico, as referências à constelação mais confiável e verdadeiro de estudiosos modernos, ea postulação de uma série de novos princípios, extremamente úteis, todos eles, para analisar a literatura em seu contexto social “.

Lecionou em universidades dos Estados Unidos, América Latina e Espanha, e tem publicado artigos em revistas numerosas universitárias. Seus poemas foram publicados em revistas literárias em muitas partes do mundo. Seu livro de poesia Libro de los fragmentos y otros poemas, publicado em Caracas em 2007, foi esgotado no mesmo dia em que foi disponibilizado ao público. Seu longo poema “De adinamia de Mente umnesia de” sobre a doença de Alzheimer recebeu um prêmio em Murcia, Espanha, em 2008 e em fevereiro de 2010 tornou-se um livro publicado em Villahermosa, México.

Ele está escrevendo um livro sobre a visita de García Lorca para Nova York, em 1929-1930, e está preparando vários livros e antologias para a publicação casas venezuelano El Perro y la Rana e Ávila Monte, e por outras editoras em Espanha, México e República Dominicana República. Estes livros incluem um dos poetas do Caribe que vivem em os EUA, um dos poetas contemporâneos Dominicana, um estudo sobre a poética da maternidade, uma tradução de poesia poeta americano John Curl, e um estudo de poeta espanhol Miguel Hernández.

No CLISERTÃO Rei Berroa participará de uma mesa sobre literatura hispanoamericana, juntamente com os professores Juan Pablo Martín (Espanha/UFPE) e Alexandre Furtado (UPE). Também imperdível será sua oficina de criação literária. Confira a programação completa clicando aqui.

< voltar para home