Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Ditadura militar argentina é tema de livro que será lançado no Recife

De autoria do autor argentino Hector Pellizzi, obra tem lançamento marcado no Espaço Pasárgada, nesta quinta-feira (1º/10), às 19h

reprodução/internet

reprodução/internet

Argentino Hector Pellizzi lança no Recife o livro ‘Cuquín de la Torre’

Nesta quinta-feira (1º/10) o Espaço Pasárgada recebe o lançamento do livro ‘Cuquín De La Torre’, do autor argentino Hector Pellizzi. A obra é a mais nova novela do escritor argentino Héctor Pellizzi, que morou no Recife de 1980 até 2004, e narra uma história baseada em fatos reais em plena ditadura militar do General Videla. O evento está marcado para começar às 19h30 e a entrada é gratuita.

Cuquín é um apelido e de La Torre um sobrenome fictício. Este personagem, que chega a se refugiar em Pernambuco, no município de Ponte dos Carvalhos, representa de alguma maneira milhares de rapazes da época que pelas circunstâncias repressivas da ditadura foram perseguidos, presos, torturados, assassinados ou exiliados, assim como Cuquín.

“‘Cuquín de La Torre’ é uma obra que pretende despertar nos leitores o desejo de conhecer mais sobre a história recente da Argentina. A obra sensibiliza para a verdadeira democracia como o respeito pela vida humana e à tolerância política”, revela o autor.

Como irônica anedota Cuquin, em sua chegada ao Recife, teve a oportunidade histórica de ver sair o Galo da Madrugada pela primeira vez, quando era apenas um reduzido grupo de foliões. Hector Pellizzi é também jornalista editor do Jornal La Voz de Los Barrios que divulga autores pernambucanos em seu país.

Lais Domingues/Secult-PE

Sobre o equipamento cultural

No sobrado nº 263 da Rua da União, hoje conhecido como Espaço Pasárgada, Manuel Bandeira viveu parte da sua infância, dos seis aos dez anos. O espaço abriga a Biblioteca Waldemar Lopes, especializada em literatura pernambucana, com destaque para a poesia, alegra os amantes das letras. Além disso, no térreo do Espaço Pasárgada o público pode participar da ação Escambo de Livros, que consiste na disponibilização ao público em geral de um acervo de livros que podem ser trocados.

Serviço
Lançamento do livro ‘Cuquín De La Torre’, do autor argentino Hector Pellizzi
Espaço Pasárgada (Rua da União, 263 – Boa Vista, Recife-PE)
Visitação: 1º a 16 de outubro de 2015
Segunda a sexta, das 9h às 17h
Gratuito
Mais informações: (81) 3184 3165

< voltar para home