Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Emerson Sarmento lança segundo livro de poemas neste sábado (15)

Batizada de "Cromossonhos", publicação será lançada na Galeria Suassuna, em Casa Forte, às 17h

Carol de Andrade/Divulgação

Depois de mergulhar em sonetos em sua primeira obra, Perfume de Sangue, o poeta-cantor e compositor Emerson Sarmento une a forma clássica aos versos livres em Cromossonhos, seu segundo livro de poemas, que sai pela Editora PenaLuxO lançamento acontece neste sábado (15), às 17h, na Galeria Suassuna, em Casa Forte.

“Minha intenção foi justamente o contrário: abraçar dois mundos antagônicos e civilizá-los numa unidade onde cada qual exerce seus mecanismos em perfeita simetria”, explica o autor, no prefácio do livro, sobre arriscar-se pelos versos livres sem abandonar a forma fixa. Ele confessa que cultivou um certo preconceito pelos versos livres até conhecer mais a fundo obras de Manoel de Barros, Manuel Bandeira e Oswald de Andrade.

Com temas que transitam entre paixões, saudade, amores, boemia, sexo virtual, erotismo, política e filosofia, Emerson Sarmento considera Cromossonhos mais maduro do que Perfume de Sangue.  Como o próprio neologismo sugere, o título  faz referência ao cromossomo. “Quando passei a pensar neste livro – ainda sem título – quis expor aos leitores meu DNA poético, colocar para fora o que habita organicamente por dentro e além da minha epiderme, dar ordem na bagunça interna e organizar tudo no lado de fora para que fosse tudo compreensível ao tornar concreto meus devaneios, meus sentimentos, minhas angústias, meu eu político e filosófico”,  relata no prefácio.

Natural de Recife, o poeta-cantor e compositor herdou a veia artística de sua família. Filho de Bozó 7 Cordas e da corista Uedja Carmen, Emerso ganhou, com a poesia, quatro concursos nacionais: dois promovidos pelo Vale das Sombras (Minas Gerais), um pelo Turba Literária (São Paulo) e outro pelo OrkutTv, canal aberto de São Paulo, além de saraus ocorridos em Natal. Seus poemas são notoriamente aclamados e aplaudidos.

Serviço

Lançamento “Cromossonhos”, de Emerson Sarmento
Quando: 15 de outubro | 17h
Onde: Galeria Suassuna (Rua Marechal Rondon, 65 – Casa Forte/Recife)
Quanto: O livro estará a venda por R$ 35, mas também poderá ser encontrado online no site da editora (http://www.editorapenalux.com.br/)

< voltar para home