Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Encontro de bibliotecas públicas acontece na Bienal do livro de Pernambuco

Começando hoje (7/10) com as “charlas” pelas comunidades o encontro vai até quinta

Dentro da programação da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, começa nesta terça (8/10) e vai até quinta (10/10), o II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco.  O encontro reúne todas as cadeias que envolvem a leitura literária – produtora, distribuidora, criadora e mediadora – em torno do propósito de garantir acesso a bibliotecas e à leitura de qualidade.

Este ano, participam do evento as colombianas Silvia Castrillón e Luz Estela, ambas defensoras da promoção da leitura e especialistas na área. O encontro tem uma prévia hoje (7/10), quando acontecem as “charlas” pelas comunidades, as colombianas visitarão  algumas das bibliotecas comunitárias, que formam a Releitura: bibliotecas comunitárias em rede. Hoje as visitas são na Biblioteca Popular do Coque e na Biblioteca Cepoma (Brasília Teimosa). Amanhã é a vez da Biblioteca Multicultural  (Nascedouro de Peixinhos) e da Biblioteca Comunitária Amigos da Leitura (Alto José Bonifácio).

Iniciativa da Comissão Intersetorial em Defesa da Biblioteca, do Livro e da Leitura: coletivo formado por representantes da sociedade civil, governo e setor privado, o Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco busca discutir a importância das políticas públicas para o segmento, além de integrar e refletir sobre o cenários das bibliotecas públicas pernambucanas – governamentais e não-governamentais, através da troca de experiências e de atividades de formação.

O evento também será uma oportunidade de conhecer os resultados do mapeamento de bibliotecas no estado, iniciado na primeira edição do encontro, e que teve sequência por meio dos Seminários de Leitura e Bibliotecas, promovidos pela Coordenadoria de Literatura – Secult-PE/Fundarpe durantes os Festivais Pernambuco Nação Cultural ao longo deste ano. Também serão realizadas no evento oficinas para a construção dos Planos Municipais do Livro e da Leitura.

As inscrições para o II Encontro de Bibliotecas Públicas em Pernambuco serão feitas na quarta (9/10) de manhã e a abertura cultural acontece às 14h, com show da banda O Baile dos Seres Imaginários.

 

 

< voltar para home