Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Escutas públicas ajudam a construir o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

Novos encontros estão marcados nas cidades de Palmares, Garanhuns e Arcoverde

Agentes dos diversos elos da cadeia produtiva do Livro, em Pernambuco, têm um novo encontro marcado para construção coletiva do PELLLB, o Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Divulgação

Divulgação

Elaboração do Plano Estadual para o setor avança com a realização de escutas

Novas Escutas Públicas, convocadas pelo Grupo Executivo do PELLLB, com representantes das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação, da Cepe e do Fórum Pernambuco em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEBLLL), acontecerão este mês nos municípios de Palmares, Garanhuns e Arcoverde, no dias 21, 22 e 30 de Agosto, respectivamente.

De acordo com Mariane Bigio, coordenadora de Literatura da Secult-PE, “As escutas são um instrumento democrático para a construção do Plano, e ajudam a identificar as problemáticas específicas de cada região. O Grupo Executivo se reúne mensalmente para discutir e redigir o PELLLB com base nas sistematizações desses encontros que diversos representantes da Cadeia Produtiva do Livro”.

As Escutas são voltadas para aqueles que residem ou atuam, prioritariamente, na região da Zona da Mata Sul, Agreste Meridional e Sertão do Moxotó. O convite é especialmente direcionado a escritores e críticos literários; ilustradores e designers gráficos; cordelistas e declamadores; editoras, livrarias e distribuidoras de publicações; bibliotecários e gestores de bibliotecas; contadores de histórias e mediadores de leitura; além de professores e, claro, os leitores. Em setembro, as Escutas passarão pelos municípios de Caruaru, Nazaré da Mata, Olinda e Limoeiro.

Representando o Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas, Livro, Leitura e Literatura (FPEBLLL), Cida Fernandez ressalta que “este é um momento importante, de incidência da sociedade civil no planejamento da política pública, que precisa ser democrática e participativa”.

SERVIÇO

Escutas Públicas – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

PALMARES
Data: Segunda-feira, 21/08/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório da EREM Monsenhor Abílio Américo Galvão (próx. à Rodoviária da cidade).

Arte/Divulgação

GARANHUNS

Data: Terça-feira, 22/08/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns – AESGA, Av Caruaru, 508, Bairro São José, Garanhuns.

Arte/Divulgação

ARCOVERDE

Data: Quarta-feira, 30/08/2017
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA). Rua Gumercindo Cavalcanti s/N, São Cristóvão, Arcoverde.

Arte/Divulgação

HISTÓRICO

Entre 2013 e 2015, foram realizadas várias pré-escutas itinerantes sobre a situação das bibliotecas públicas, escolares e comunitárias, por todo o estado de Pernambuco, além de três Encontros Estaduais de Bibliotecas Públicas, Escolares e Comunitárias e uma pré-escuta aos elos criativo e produtivo do livro.

Esses levantamentos prévios, além das escutas dos fóruns setoriais, conferências de cultura e planejamento estratégico da Secult-PE, embasaram a elaboração de instrumentos e metodologia para a ampliação do mapeamento do setor em todo o estado de Pernambuco ao longo de 2016 e 2017.

A 1ª Escuta Pública aconteceu no Sertão do São Francisco em maio de 2016, durante o 3º CLISERTÃO – Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão, importante evento do setor do Livro, em Petrolina, e contou com a participação de escritores, editores, professores, bibliotecários, mediadores de leitura de Petrolina e municípios vizinhos.

Após essa escuta, aconteceu a Audiência Pública conduzida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 11 de maio de 2016, na qual foram apresentados alguns dados sobre o setor LLLB em Pernambuco, a metodologia a ser aplicada na construção do plano e também informações atuais sobre o movimento nacional em torno da construção dessa política. A audiência tornou público o processo de construção do planejamento estratégico para a política do setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, informou e sensibilizou a sociedade civil, os poderes executivos e legislativos municipais e estadual para participarem ativamente dessas ações.

Em dezembro de 2016 foi formado o Grupo Executivo do PELLLB, com integrantes da Sec. Educação e de Cultura do Estado, além de representantes eleitos da Sociedade Civil, dos elos produtor, mediador e criativo da Cadeia produtiva do Livro. O Grupo se reúne mensalmente e atua na linda de frente da elaboração do plano.

< voltar para home