Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Espaço Pasárgada e o Teatro Arraial sediam o evento literário “Caio Fernando Abreu +20″

A atividade, aberta ao público, está programada para próxima quinta-feira (15), a partir das 9h

Divulgação

Divulgação

O evento celebra e reverencia a obra do escritor gaúcho

O Espaço Pasárgada e o Teatro Arraial Ariano Suassuna sediam, na próxima quinta-feira (15), o evento Caio Fernando Abreu +20. Organizado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a atividade acontecerá pela manhã no Teatro Arraial Ariano Suassuna, com uma mesa-redonda formada pelos professores Djalma Thürler (UFBA), Giovana Casé (Secretaria de Educação de Pernambuco), Inaldo Soares (UFRPE) e Natanael Duarte (UFRPE); e à tarde, no Pasárgada, haverá exibição do inédito documentário poético que trata da obra e da vida de Caio, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, dirigido por Bruno Polidoro e Cacá Nazario, seguido de um breve vídeo em que Bruno Polidoro explica, exclusivamente para o evento, como se deu o processo de produção do filme e, depois, o debate sobre a relação entre a literatura de Caio F. e o cinema, que contará com a mediação dos professores João Luís da Silva (UFPE) e Natanael Duarte (UFRPE).

“No ano em que lembramos vinte anos da morte prematura do autor homenageado, Caio +20 é a oportunidade do público recifense conhecer um pouco a obra de um dos contistas brasileiros mais aclamados dos últimos tempos e, ao mesmo tempo, reverenciar o potencial de sua literatura numa efeméride tão importante e no mês em que Caio Fernando Abreu comemoraria 68 anos se estivesse vivo”, contou o professor Iran Melo, um dos organizadores do encontro.

Conhecido como um dos autores mais celebrados nas redes sociais e por ter uma obra marcada pelas questões existenciais do sujeito pós-moderno, com grande ênfase nas angústias de personagens que vivenciam sexualidades dissidentes, Caio F. Abreu é hoje um best seller. “Enquanto mantenedores da obra de Manuel Bandeira, sentimo-nos muito honrados em receber esse evento que celebra o legado literário de Caio F., um dos melhores autores brasileiros dos últimos tempos”, afirmou Marília Mendes, gestora do Pasárgada.

“Recife ainda não tem tradição em discutir a sua literatura. Desse modo, a Coordenaria de Comunicação, Arte e Cultura da UFRPE, segmento da Pró-Reitoria de Extensão desta universidade, liderado pelo professor Natanael Duarte, em seu projeto de extensão Formação de Micropolíticas em Gênero, Sexualidade e Práticas Discursivas, possibilitaram esse début literário na cidade, que é aberto ao público, mas já está com inscrições encerradas”, disse Melo. O evento será encerrado com apresentações artísticas (leituras dramatizadas, performances e intervenções) feitas pela drag-queen Savanna Gilt, a cantora Tereza Silva, os músicos Djan Alves e Lucas Castelo Branco e os atores Ruby Nox, Naia França e Ângelo Fábio.

Programação
Manhã – Teatro Arraial Ariano Suassuna (R. da Aurora, 457 – Boa Vista, Recife – PE)
8h30/9h - Credenciamento
9h - Abertura
9h15/12h - Mesa “Caio em Perspectivas”, com a participação dos professores Djalma Trürler (UFBA), Natanael Duarte (UFRPE), Giovana Casé (SE/PE), Inaldo Soares (UFRPE)
12h/13h - Intervalo para o almoço

Tarde – Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
12h/13h - Exposição dos livros de Caio Fernando Abreu, com mediação cultural de José Jaime Júnior
13h/15h30 - Exibição do documentário “Sobre Setes Ondas Verdes Espumantes” e debate sobre o filme com os professores João Luís da Silva e Natanael Duarte (UFRPE)
15h30/17h - Savana Gilt, Naia França, Ruby Nox, Tereza Silva e Ângelo Fábio

< voltar para home