Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Espaço Pasárgada retoma Saraus Poéticos com exibição de documentário e show ao vivo

A edição de agosto dos Saraus em Pasárgada terá início, às 18h, com a sessão do filme “O Silêncio da Noite É que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, de Petrônio Lorena, que irá executar a trilha sonora do longa ao vivo

Divulgação

Divulgação

Documentário longa-metragem foi filmado em três municípios na divisa de Pernambuco e Paraíba

Toda segunda sexta-feira do mês é dia de sarau no Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, e nesta semana a programação está especial. Pela primeira vez, haverá exibição de um filme seguido de show ao vivo, ambos liderados pelo cineasta e músico Petrônio Lorena. O evento começa às 18h, com uma sessão do documentário “O Silêncio da Noite É que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”. Logo depois, a banda Petrônio e as Criaturas executam a trilha sonora do longa, além das músicas do novo álbum do grupo. Poetas convidados completam a lista de participantes. A entrada é gratuita.

O sarau cinepoético-musical, como está sendo chamado, é aberto ao público. A escolha do filme exibido não é à toa. O longa rodado nas cidades de São José do Egito, em Pernambuco, e Ouro Velho e Prata, na Paraíba, retrata a poesia da vida cotidiana dos moradores, um povo cercado por histórias poéticas e cantoria. “A própria exibição já será um momento com poesias recitadas. Será uma experiência nova e marcante”, disse a gestora do Espaço Pasárgada, Marília Mendes. Da tela, os participantes podem esperar demonstrações de que a poesia está presente em todos os momentos da vida das cidades, seja em festas, nas casas, ruas, mercados e bares.

Ainda enquanto os créditos estiverem subindo, Petrônio e as Criaturas já iniciarão a execução da trilha sonora ao vivo. A imersão na natureza do filme, através do pocket show, será uma introdução para a terceira etapa do evento: quando poetas convidados e espectadores do sarau terão a oportunidade de recitar suas poesias para os outros presentes.

“A exibição do documentário no Espaço Pasárgada tem um sabor especial na trajetória do filme, porque ele possui uma proposta de filme-vivência. Foi filmado durante todos esses anos observando a transformação da realidade. Com viagens pequenas, fizemos incursões de registro de realidade espontânea no universo da poesia popular da fronteira de Pernambuco e Paraíba”, afirmou Petrônio Lorena.

Serviço
Saraus em Pasárgada, com exibição do filme “O Silêncio da Noite É que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras”, de Petrônio Lorena, e execução da trilha sonora do longa por Petrônio e as Criaturas
Quando: 16 de agosto (sexta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Entrada gratuita

< voltar para home