Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns anuncia programação

De 9 a 12 de outubro, crianças e adultos vão participar de diversas atividades - rodas de leituras, palestras, debates, oficinas, apresentações culturais, entre outras

Acaba de ser divulgada, nesta terça (23), a programação do I Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns – Filig. O evento, que traz o tema “Literatura Infantil – Construindo Cidadãos”, acontece de 9 a 12 de outubro, com a proposta de contribuir para a formação de novos leitores. O público – entre crianças e adultos – terá contato com escritores e ilustradores do Brasil e da América Latina. A escritora Sandra Pina, e os ilustradores Nireuda Longobardi, Laerte Silvino e José Carlos Braga Câmara estão entre os nacionais na programação. De fora do país, marcam presença a ilustradora Eleonora Arroyo (Argentina) e as escritoras Irene Vasco (Colômbia) e Florencia Esses (Argentina). A programação coincide com o início da Semana Nacional do Livro e o Dia das Crianças.

Divulgação

Divulgação

A escritora colombiana Irene Vasco abre a programação de palestras do Filig, no dia 9/10

São esperadas cerca de 6 mil pessoas para os quatro dias de evento. Durante as manhãs, oficinas e bate-papos com os convidados acontecem no Sesc Garanhuns. No período da tarde, o Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) recebe rodas de leitura, performances de ilustradores, lançamentos e feira de livros, apresentações culturais e uma biblioteca ao ar livre. À noite, acontecerão as palestras voltadas tanto para os profissionais e alunos de escolas municipais quanto para o público em geral. Quem abre a programação de palestras, no dia 9, é a escritora colombiana Irene Vasco. As inscrições para os bate-papos com autores e oficinas abertas poderão ser feitas no site do Festival (www.filigfestival.com.br). Já as palestras serão abertas. O número de vagas será de acordo com a capacidade do auditório.

Além disso, outras atividades acontecem no Filig. Será aberta uma exposição com ilustrações e textos inéditos dos fundadores da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), que completa 15 anos em 2014. Escolas e bibliotecas municipais receberão 58 Kits de Leitura formados por um acervo de livros infantis. Também atrelada à programação do Filig, acontecem, desde agosto, oficinas de Formação de Mediadores de Leitura e de Gestores de Bibliotecas, que capacitará, até dezembro, um total de 28 profissionais, que atuarão como agentes multiplicadores.

Confira AQUI mais informações sobre a programação completa do I Filig.

< voltar para home