Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Festival vai espalhar livros e poesia pelo Agreste Setentrional

Intervenções literárias integram programação do FPNC em Taquaritinga do Norte e Limoeiro.

As dálias costumam tomar conta da paisagem de Taquaritinga nesta época do ano, mas moradores e visitantes terão um motivo a mais para reparar nas praças e em outros espaços públicos da cidade. É que o Festival Pernambuco Nação Cultural vai dar início nesta sexta-feira, 12/9, à sua programação literária, promovendo ações como “A Gente da Palavra” e “Livros Livres”. Dois projetos/intervenções da Secretaria de Cultura que espalham poesia e incentivam a leitura por onde passam.

Costa Neto

Itinerante e contando sempre com a participação de escritores pernambucanos, o ‘A Gente da Palavra’ vai chegar aos moradores dos distritos de Jerimum e Gravatá do Ibiapina por meio das declamações de porta em porta dos poetas Gleison Nacimento e Susana Morais, do Recife; Wilma Torres, de Santa Cruz do Capibaribe; e João Higino, de Taquaritinga. A “peregrinação poética” pelos distritos começa às 9h da sexta e também do sábado.

Quem acordar cedinho no sábado e circular pelas ruas do Centro, poderá encontrar pelo meio do caminho um livro largado, solto, um livro livre. A ação tem como referência o conceito de ‘bookcrossing’, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em locais públicos para que outras pessoas possam lê-los e, eventualmente, libertá-los mais uma vez.

costa neto

De acordo com Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE, a programação do FPNC “tem a proposta de aproximar o universo literário do cotidiano das pessoas, também de estimular a leitura e, ainda, o diálogo entre escritores locais e de outras regiões”, comenta.

Formação
Integrando a programação do FPNC, a cidade de Limoeiro também vai receber uma ação de literatura: o Curso de Confecção de Livros Artesanais (Cartonaria). A atividade, que será facilitada pelo poeta popular Meca Moreno durante todo o sábado (13), tem o objetivo de contribuir para a implementação de selos cartoneros, que têm se apresentado como alternativas viáveis de editoração para escritores de todo o estado.

Confira programação completa de Literatura do FPNC Taquaritinga do Norte:

Livros Livres
Sábado, 13/09 | A partir das 06h
Local: Lugares públicos de Taquaritinga do Norte
Ação que tem como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixa-los em outro lugar para que mais pessoas os levem.

A Gente da Palavra
Os poetas Gleison Nascimento (Recife), Suzana Morais (Recife), Wilma Torres (Santa Cruz do Capibaribe) e João Higino (Taquaritinga do Norte) visitam as casas das pessoas para declamar poemas.

Sexta-feira, 12/09 | A partir das 09h
Local: Gravatá do Ibiapina

Sábado, 13/09 | A partir das 09h
Local: Distrito de Jerimum

Oficina
9h às 12h e das 14h às 17h
Curso de confecção de Livros Artesanais (Cartonaria)
Local: Biblioteca Municipal de Limoeiro
Facilitador: Meca Moreno

 

< voltar para home