Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Gabinete Português de Leitura lança nova edição da Revista Encontro

Evento gratuito contará também com palestra do professor e escritor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto

O Gabinete Português de Leitura de Pernambuco promove nesta quinta-feira, 31 de março, o lançamento de mais uma edição anual de seu tradicional periódico literário e histórico, Revista Encontro. A solenidade, aberta ao público, acontece na sede da instituição, bairro de Santo Antônio, a partir das 19h30. No lançamento, haverá, ainda, a exposição Retrospectiva: o Imaginário Luso Brasileiro de Vera Sato, da própria artista plástica, com temas relacionados a Portugal.

divulgação

divulgação

Prédio do Gabinete, no bairro de Santo Antônio – Recife

Após breve acolhida do Presidente em exercício, Celso Stamford Gaspar, e sua diretoria, o evento toma seguimento com a palestra do professor e escritor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto, Portugal, sobre o autor português Miguel Torga. Arnaldo é um ilustre colaborador da Encontro e escreve, nesta edição, sobre a revista ORPHEU, que comemora 100 anos e é um dos destaques da publicação. Segundo Celso Gaspar, a revista será distribuída para bibliotecas nacionais, internacionais e de Universidades. “Depois do lançamento, ficará à disposição do publico no próprio Gabinete, comercializada pelo valor de R$ 20”, avisa.

Criada em 1983, esta mais recente edição, de número duplo 25/26, relativa aos anos de 2014/2015, traz poetas de outras localidades, além de Brasil e Portugal, com o objetivo de promover o entrelaçamento das culturas lusófonas e abarcar pessoas de outros locais que também tenham no português seu idioma. Maria de Lourdes Hortas, diretora e coordenadora da publicação, fala sobre este processo. “Neste número, graças ao professor e poeta Francisco Soares, da Universidade de Benguela, na África, conheceremos alguns poetas africanos. E, por meio de uma pesquisa da artista plástica e pesquisadora Vera Sato, leremos poemas de autores da Ilha da Madeira”, informa. Do Brasil, Portugal e Angola também será possível saborear algumas obras de contistas contemporâneos já reconhecidos em seus países, dentro desta perspectiva de confraternização literária. Saindo da contemporaneidade para o clássico, a Encontro faz também uma homenagem à passagem dos 80 anos da morte de Fernando Pessoa, que participou intensamente da idealização e administração da revista Orpheu. “Trata-se de um autor que há muito ultrapassou os limites do seu país de origem. Hoje, juntamente com Camões, é um ícone da poesia portuguesa. Um dos maiores poetas universais de todos os tempos”, afirma Maria de Lourdes Hortas.

Homenageados também nas páginas do periódico estão os escritores Humberto França, Mauro Mota, Celina de Holanda e Débora Brennand. Humberto, criador do evento Festlatino, cujo objetivo é o congraçamento das culturas neolatinas e que já contou com vários encontros pelo mundo, faleceu no ano de 2013. “É uma justa homenagem ao poeta e escritor, grande amigo e colaborador desta Instituição. Infelizmente, nos deixou em plena atividade e criação, mas o seu trabalho permanece”, comenta Maria de Lourdes. Celina de Holanda, poetisa significativa no universo cultural brasileiro, por sua vez, teve o centenário do seu nascimento transcorrido no ano passado”, conclui.

SOBRE
O Gabinete Português de Leitura (GPL) foi fundado há 165 anos, em 1850, durante sessão solene no Teatro Apolo. Atualmente localizado na Rua Imperador Dom Pedro 2, bairro de Santo Antônio, possui um salão nobre onde são realizadas as solenidades oficiais do Gabinete, ficando o resto do ano aberto apenas para visitas. No auditório e salão de exposições ocorrem seminários, conferências, reuniões, solenidades de outras instituições, lançamento de livros, exposições fotográficas e projeção de filmes portugueses. O acervo da biblioteca do Gabinete, com mais de 80 mil volumes, incluindo obras raras dos séculos XIX, XVIII e XVII, está permanentemente à disposição do público. O espaço dispõe, ainda, de uma sala de estudos aberta ao público com capacidade para cerca de 50 pessoas. Climatizada e com internet wifi liberada, conta ainda com as edições diárias de jornais de Pernambuco e Portugal.

SERVIÇO

Lançamento da Revista Encontro
Quando: 31 de março, a partir das 19h
Onde: Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador Pedro II, 290, Santo Antônio)
Acesso:  Gratuito
Mais informações: 3224.2002

< voltar para home