Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Literatura toma conta de Pesqueira

Dentro da programação do FPNC, a ação Livros Livres irá possibilitar leitura para todo o público. Oficina e lançamento de livro também acontecem nestes próximos dias

O Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) 2014 chega à Pesqueira trazendo na bagagem um universo vasto que se abre a partir da leitura. A programação de Literatura contará, nesta quinta (28) e sexta (29), com ações que vão levar ao público do município a oportunidade de mergulhar no mundo das letras. As atividades começam na tarde desta quinta (28), com a oficina de criação literária, que será ministrada pelo escritor e professor de escrita criativa Paulo Caldas. As aulas acontecem na Academia Pesqueirense de Letras e Artes, das 15h às 17h. A oficina segue, ainda, nesta sexta (29), e é gratuita.

Eric Gomes/Secult-PE

Logo mais, às 20h desta quinta (28), o escritor Fernando Monteiro lança “O livro de Corintha”, também na Academia Pesqueirense de Letras e Arte. Vencedora do I Prêmio Pernambuco de Literatura, a obra narra a história de um escritor cego que dita seu livro a uma secretária. Esta, por sua vez, também lhe conta a história de outros livros que leu. Com esse jogo de linguagem e de interposição de narrativas, o romance é um experimento curioso de ficção na borda da ficção. O autor também ministrará palestra sobre o processo de criação da obra e a premiação que levou à publicação do livro.

Livros por toda a parte

Já nesta sexta (29), o município de Pesqueira vai acordar com literatura espalhada pelos seus quatro cantos. A partir das 6h, quem andar pelas ruas da cidade irá se deparar com livros distribuídos nos mais diversos locais públicos. É a ação Livros Livres, que chega à Pesqueira dentro da programação de Literatura do Festival Pernambuco Nação Cultural. Serão 50 títulos, devidamente etiquetados como “livro livre”, que estarão disponíveis para o público interessado.

A ideia é que a pessoa que encontrar qualquer um desses livros possa pegá-lo, lê-lo e, após isso, deixá-lo em outro local público para que outras pessoas também possam ter acesso a esse bem tão importante. A proposta da ação é fazer com que a literatura possa circular livremente e ser acessível ao maior número de pessoas.

SERVIÇO

Workshop: Criação Literária
Quinta (28) e sexta (29), das 15h às 17h
Facilitador: Paulo Caldas
Local: Academia Pesqueirense de Letras e Artes

Palestra e Lançamento de “O livro de Corintha”, do escritor Fernando Monteiro
Sexta (28), às 20h
Local: Academia Pesqueirense de Letras e Artes

Livros Livres
Sexta (29), a partir das 6h
Local: Lugares públicos de Pesqueira
Ação que tem como referência o conceito de bookcrossing, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixa-los em outro lugar para que mais pessoas os levem.

< voltar para home