Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Live com historiadora Mary Del Priore abre programação do Circuito Cultural de Pernambuco

Literatura, teatro, cinema, artes gráficas e música integram a programação que tem opções para todos os públicos

O Circuito Cultural de Pernambuco, iniciativa da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com curadoria da Fundação Gilberto Freyre, inicia, nesta quarta-feira (9), as atividades de sua primeira programação inteiramente virtual, com um bate-papo com a historiadora social e escritora carioca Mary Del Priore – autora de mais de 50 livros e com mais de vinte prêmios literários nacionais e internacionais, ela se especializou em temas relativos à vida em sociedade, esmiuçando a história dentro da história, em narrativas sobre a intolerância, o racismo, a homofobia, a sexualidade, o feminismo, entre tantos olhares.

Divulgação

Divulgação

Com mediação do jornalista Felipe Torres, Mary del Priori participa da live “História Baseada em Fatos Reais”

A abertura oficial do Circuito Cultural será às 16h30 e a conversa com Mary Del Priore – História Baseada em Fatos Reais – se inicia às 17h, com mediação do jornalista Fellipe Torres, e ela vai mostrar como correspondências pessoais revelam as nossas origens. “Documentos mais íntimos dizem muito sobre a sociedade, a partir desse conteúdo é possível ir tecendo, construindo e contando a história de uma maneira diferente, é como se a pessoa estivesse ouvindo a voz e sentindo as angústias, as alegrias e os pesares de quem escreveu as cartas”, declara a historiadora. Toda a programação será ancorada no portal www.circuitoculturalpernambuco.com.br e nas redes sociais do circuito (facebook.com/circuitoculturalpe e instagram.com/circuitoculturalpe).

Até o próximo domingo (13), quando termina a primeira etapa do Circuito, serão realizadas diversas ações por dia entre lives, debates, contação de histórias, oficinas educativas, lançamentos de livros, apresentações artísticas e exibição de filmes. O poeta João Cabral de Melo Neto, que teria completado 100 anos de nascimento em 9 de janeiro de 2020, é o homenageado do evento. “Mudamos o formato, mas a reflexão sobre o livro e a leitura permanecem em Pernambuco”, afirma o jornalista e presidente da Cepe, Ricardo Leitão. Mais de 20 editoras, livrarias e instituições estão inseridas na programação com atrações próprias. Confira aqui a programação completa do evento.

EVENTO - O Circuito Cultural de Pernambuco também se adaptou à realidade imposta pela pandemia de Covid-19 e migrou integralmente para o ambiente digital.  O evento será realizado entre os meses de setembro e dezembro, oferecendo debates, palestras, entrevistas, contações de histórias, saraus, oficinas educativas, shows, exibição de filmes, apresentações teatrais e lançamentos literários.

A iniciativa conta com a participação de vinte editoras, livrarias e instituições, como a Câmara Brasileira de Livros (CBL) e a União Brasileira dos Escritores, que participarão com programações e ações próprias. O evento conta com o apoio das secretarias estaduais de Educação, Cultura e Fundarpe. As próximas etapas acontecerão em outubro (7 a 11), novembro (12 a 15) e dezembro (9 a 13) com novas programações e participantes.

< voltar para home