Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

‘Livros Livres’ chega ao bairro de San Martin, zona oeste do Recife

Ação da Secult-PE e Fundarpe acontece paralela ao IV Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco nesta terça-feira (30)

Fundarpe

Nesta terça-feira (30), acontece mais uma edição do projeto Livros Livres, desenvolvido pela Secult-PE (Coordenação de Literatura). Desta vez, será no Bairro de San Martin, no Recife, dentro da programação do IV Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco, que acontece no auditório da Chesf. Quem passar cedinho pelos entornos da Chesf, vai poder encontrar cerca de 100 publicações que serão “soltas” em ruas e praças públicas. Entre elas estarão exemplares de livros vencedores das três edições do Prêmio Pernambuco de Literatura.

Nascido durante o Festival de Inverno de Garanhuns de 2012, o projeto toma como referência o conceito do bookcrossing, que é o ato de ‘esquecer’ livros em locais públicos para que outras pessoas possam encontrá-los e lê-lo. As publicações estarão devidamente etiquetadas, indicando que são “livros livres”. Isso significa que qualquer pessoa que estiver circulando pelo local e encontrar um livro “esquecido”, pode pegá-lo e lê-lo. Depois, basta deixá-lo em outro local público da cidade, para que outras pessoas possam também encontrá-lo. A proposta do Livros Livres é “libertar” obras literária em locais públicos. Isso faz com que as obras circulem livremente, atingindo um público ainda maior, ampliando o acesso à literatura.

Criado também em 2012, o Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco chega a sua quarta edição reunindo educadores, mediadores de leitura, bibliotecários, escritores, editores e todos os que fazem o setor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas em Pernambuco. Este ano, a programação, que acontece durante o dia inteiro, tem como foco o debate das políticas públicas para o setor, tanto em nível nacional quanto estadual e municipais, além de organizar a sociedade civil, ouvir candidatos e traçar caminhos para avançar na luta por um estado mais leitor.

Um dos destaques da programação acontece durante a tarde, quando estarão reunidos os principais candidatos à Prefeitura de Recife, Olinda e Jaboatão para uma Roda de Diálogo. A conversa, mediada pela jornalista da Releitura Fabiana Coelho, servirá para apresentar aos candidatos o cenário do direito à educação e cultura, a partir do direito à leitura, provocando-os a assumir uma agenda propositiva para o aprofundamento e efetivação de políticas que promovam o desenvolvimento do setor.

As inscrições podem ser feitas ainda hoje por e-mail (encontrobibliotecaspe@gmail.com) enviando nome, município, instituição/função, nº do RG ou CPF e, caso for de carro, nº da placa para liberação do estacionamento da Chesf, local onde acontecerá o evento. O IV Encontro de Bibliotecas Públicas de Pernambuco é promovido pela Releitura (Bibliotecas Comunitárias em Rede) e Fórum Pernambucano em Defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, com apoio da Chesf e do governo do estado, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação.

Confira a programação completa aqui.

< voltar para home