Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Livros serão ‘libertados’ nas ruas de Tracunhaém nesta sexta (10)

100 livros de diversas classificações serão 'libertados' no entorno do centro da cidade

Costa Neto/Fundarpe

Costa Neto/Fundarpe

Projeto é uma iniciativa da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco

O projeto ‘Livros Livres’, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), realizada através da sua Coordenadoria de Literatura, vai libertar uma série de obras no município de Tracunhaém, Zona da Mata Norte do Estado. A iniciativa, que conta com a parceria da prefeitura local, está marcada para a próxima sexta-feira (10), às 8h30, e tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura em Pernambuco.

Ao todo, 100 livros de classificação infantil, clássicos da literatura brasileira, poesia e romances, entre outras publicações, serão ‘libertados’ no entorno do centro da cidade, na Praça Matriz, além do Bairro Novo e Praça dos Leões. Os moradores da região e famílias que circularem pelo local vão poder encontrar algum livro ‘esquecido’ pela iniciativa. A ideia é que depois de lido, o livro seja deixado pelo leitor em outro lugar, atingindo um público maior. Assim, os cidadãos são incentivados a deixar livros em locais públicos e a transformar a cidade em uma grande biblioteca.

As 100 obras literárias que fazem parte desta edição do projeto, todas devidamente etiquetadas com um selo explicativo, são doações do Funcultura, da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e de participantes do Escambo de livros, outra iniciativa de Coordenadoria de Literatura da Secult-PE. Neste último caso, os interessados se dirigem ao Espaço Pasárgada, na Boa Vista, e trocam um livro (que não pode ser didático ou religioso) por outro que faz parte do acervo disponível.

Números do projeto

A ideia do Livros Livres, nasceu durante o Festival de Inverno de Garanhuns de 2012, é tomar como referência o conceito do bookcrossing, que é o ato de ‘esquecer’ livros em locais públicos para que outras pessoas possam encontrá-los e lê-los. De 2012 pra cá, mais de 2500 livros foram libertados em 15 municípios de Pernambuco.

Serviço
Projeto Livros Livres
Sexta (10) | 8h30
Tracunhaém, Zona Norte de Pernambuco
Mais informações: literatura.secultpe@gmail.com | (81) 3184 3166

< voltar para home