Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

pasárgada.doc apresenta Cícero Belmar

A segunda temporada do pasárgada.doc apresenta o escritor e jornalista Cícero Belmar. Autor de romances, contos, biografias, peças de teatro, como jornalista já trabalhou em diversos veículos de comunicação de Pernambuco. Neste ano, tomou posse na cadeira número 33 da Academia Pernambucana de Letras (APL).

Ganhou duas vezes o Prêmio Literário Lucilo Varejão, da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife, nos anos de 2000 e 2005, pelos romances Umbilina e Sua Grande Rival e Rossellini Amou a Pensão de Dona Bombom. Esse último também recebeu o Prêmio de Ficção da Academia Pernambucana de Letras em 2005.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Entre os livros de biografia, escreveu Pola, que conta a trajetória de Póla Berenstein, judia que sobreviveu ao holocausto nazista da Segunda Guerra e veio morar no Recife; O Homem que Arrastou Rochedo – Fernando Figueira, um relato da vida, as dificuldades e vitórias, de um dos maiores pediatras brasileiros do século 20. E Acabou-se o que era doce, relato da vida do médico Gentil Porto durante a ditadura militar de 1964. Entre as obras de contos, lançou Tudo na Primeira Pessoa e Esses livros não me iludem mais.

Para o teatro, escreveu A Floresta Encantada, Coração de Mel, Meu Reino por um Drama, Eu Não Quero ser GregorSamsa, Os vaga-lumes e A Flor e o Sol. Essa última foi premiada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), quando montada pela primeira vez em 1999. As peças Eu Não Quero ser GregorSamsa e Os vaga-lumes ainda são inéditas.

Jan Ribeiro/Secult-PE

Quanto aos livros infantis, escreveu, entre outros, Os vaga-lumes, O Pintinho Bailarino, A Floresta Encantada, O Presente de Júlia e Sem pé nem cabeça.

O pasárgada.doc é um projeto especial da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE, em parceria com o Espaço Pasárgada e a coordenação do Portal Cultura.PE. Serão 12 episódios, disponíveis no canal de Literatura do portal, lançados sempre nas primeiras quartas-feiras de todo mês, até julho de 2018.

Confira AQUI os episódios anteriores.

< voltar para home