Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

pasárgada.doc apresenta Jorge Filó

O poeta e cordelista Jorge Filó é o convidado do pasárgada.doc deste mês de junho. Nascido no Recife, em 1969, mudou-se logo cedo para a região de origem de seus pais, o Sertão do Pajeú. Foi por lá, entre os municípios de Tuparetama e São José do Egito, que o menino Jorge Renato de Menezes cresceu e teve os primeiros contatos com a poesia oral que tão bem caracteriza a cultura popular da região.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

O poeta Jorge Filó

Os percursos na literatura e também na produção cultural começaram em Arcoverde, cidade na qual morou boa parte da vida. À equipe do pasárgada.doc, Jorge revelou de que forma cada cidade contribuiu em sua trajetória, conversou sobre processos criativos, o lugar dos repentistas e tocadores de viola, o cenário da literatura de cordel e ainda sobre a relação entre internet e poesia na atualidade.

Jan Ribeiro/CulturaPE

Jan Ribeiro/CulturaPE

Cordelista forjado no sertão pernambucano reside atualmente no Recife

Jorge Filó tem dois livros publicados: A igreja do diabo ou a contradição humana, adaptação para cordel de um conto de Machado de Assis; e Os de cá com os de lá, também em cordel. Além de ter publicado diversos cordéis e participado de coletâneas poéticas, Jorge é ainda coordenador e apresentador de Mesas de Glosas, uma tradição dos poetas do Pajeú que já ajudou a realizar em eventos como Balada Literária (SP), Jornadas Literárias (SESC-PE) e Festival Louro do Pajeú. Para saber mais sobre o poeta, acompanhe sua página oficial no facebook.

Poesia é porção
Que faz a vida ser bela
Que transcrito na palavra
Como a pintura na tela
Os traços do pensamento
Pintados numa aquarela

O poema nos revela
O que na mente se cria
O poeta não aprende
Como fazer poesia
Ela simplesmente brota
Como se fosse magia

(Jorge Filó)

SOBRE A WEBSÉRIE LITERÁRIA

O pasárgada.doc é um projeto especial da Coordenadoria de Literatura da Secretaria de Cultura de Pernambuco, em parceria com o Espaço Pasárgada e a coordenação do Portal Cultura.PE. Esta segunda temporada conta com 12 episódios, disponíveis no canal de Literatura do portal, que são lançados sempre nas primeiras quartas-feiras de todo mês, até julho de 2018.

Confira AQUI os episódios anteriores.

 

< voltar para home