Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Seresta encerra atividades da Praça da Palavra no FIG 2015

Poetas garanhuenses Antônio Cândido e Emmanuel Martins promovem poesias e seresta nesse sábado (25)

‘Entre música e a poesia: sarau e seresta’ foi a última atração da Praça da Palavra no Festival de Inverno de Garanhuns 2015. A apresentação comandada pelos escritores e músicos Antônio Cândido e Emmanuel Martins repete a dose do ano passado e marca encerramento das atividades de literatura no festival com plateia cheia.

Enquanto a dupla cantava músicas românticas de sucesso nacional, acompanhava baixinho cada verso Durvalina Maciel. “Todos os sábados a tarde tenho encontro com eles para acompanhar suas serestas”, disse a garanhuense. Na plateia, um coro baixo era possível ser percebido ao longo de toda a apresentação. Muitos já conheciam a apresentação dos escritores, como é o caso de Ana Paula Ferreira, que acompanha as apresentações de Antônio Cândido e Emmanuel Martins desde que eles fundaram a Confraria dos Poetas.

No meio da apresentação a dupla fez uma menção ao poeta Fagundes Varela. De acordo com Antônio Cândido, Varela foi um dos mais importantes poetas românticos na literatura nacional. “Por isso nossa homenagem a ele”, complementou.

Os aplausos que vinham da plateia também partia daqueles que compartilhavam da tradição de fazer serestas. “Estou adorando, me lembra os setes anos que fiz parte da ‘Seresteiros da Pitanguinha’, em Maceio”, contou Francisco Lessa, que pela segunda vez acompanha o FIG.

< voltar para home