Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Programação “Além dos Muros” vai ocupar praças e escolas de Petrolina

A Ilha do Massangano, berço do tradicional Samba de Veio, também vai acolher um Recital

Ricardo Moura / Clisertão 2012

Ricardo Moura / Clisertão 2012

Biblioteca Itinerante, Livros Livres e recitais em escolas integram programação.

Para estimular a leitura e romper barreiras que ainda dificultam o acesso da população aos livros, o II Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – Clisertão 2014 vai chegar a Petrolina com um balaio de ações literárias nada formais, que prometem interferir no cotidiano dos moradores. Praças, coretos e escolas da cidade vão se transformar em cenários para fruição poética entre os dias 7 a 10 de maio, enriquecendo a programação do evento, que conta ainda com debates, conferências, minicursos e palestras no Campus da UPE.

Na quarta-feira, 7/5, os usuários do Posto de Saúde do bairro Cosme e Damião serão surpreendidos com a inauguração da Biblioteca Itinerante. Na ocasião, haverá distribuição gratuita de livros, revistas e gibis. Já na quinta (8), diversas atividades relacionadas ao universo do livro e da literatura, como recitais poético-musicais, estão na programação do LiterPraça, marcado para acontecer na Praça do Coreto, a partir das 9h.

Ainda na quinta e até a sexta-feira (9), o poeta e declamador Chico Pedrosa se une a poetas locais para realizar o Verso Se Bulindo, projeto que vai mudar a rotina de estudantes da rede pública ao oferecer mini-recitais e conversas sobre literatura no ambiente escolar.

As ações do sábado (10) começam cedo, com o nascer do sol. Que não se assustem os moradores se, no caminho do trabalho ou da feira, encontrarem pelos canteiros e bancos de praça algum livro largado. Trata-se do projeto Livros Livres, baseado no “esquecimento” de livros em espaços públicos para que outras pessoas possam pegá-los, lê-los e, mais tarde, libertá-los novamente.

Ao meio-dia, às margens do Rio São Francisco, mais precisamente na Ilha do Massangano, acontece um Recital Poético com participação de Pedro Américo Farias e Chico Pedrosa. O tradicional Samba de Veio também é atração confirmada desta Ecoleitura. E encerrando o Clisertão 2014, Nilton Freitas e a Orquestra Sanfônica de Petrolina se apresentam a partir das 19h, na Praça do Coreto.

De acordo com Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE, a programação Além dos Muros do Clisertão 2014 “cumpre o importante papel de aproximar a literatura do cotidiano das pessoas ao estimular não apenas a leitura, mas também vivências e mergulhos no universo literário. São iniciativas que refletem a opção que temos feito no campo das políticas públicas para o setor, que fortalecem toda a cadeia produtiva e a democratização do acesso ao livro”.

Confira programação “Além dos Muros” do Clisertão 2014:

BIBLIOTECA ITINERANTE
7/5 (quarta-feira)
10h: Inauguração da Biblioteca Itinerante no Bairro Cosme e Damião. Distribuição gratuita de livros, revistas e gibis.
Local: em frente ao Posto de Saúde

LITERPRAÇA
8/5 (quinta-feira)
9h às 19h – Recital, música e diversas atividades voltadas para o universo do livro e da literatura.
Local: Praça do Coreto

VERSO SE BULINDO
8/5 (quinta-feira) e 9/5 (sexta-feira)
Visita de poetas a escolas da rede pública para mini-recitais e conversa com alunos.
Local: escolas do ensino fundamental e médio da rede pública de Petrolina

LIVROS LIVRES
10/5 (sábado)
Atividade baseada no conceito de bookcrossing, que consiste em “esquecer” livros em espaços públicos com selos identificativos da ação que convidam as pessoas a lerem os livros e deixarem em outro lugar público após a leitura.
Local: Praça do Coreto

ECOLEITURA
10/5 (sábado)
12h: Visita à Ilha do Massangano, com apresentação do Samba de Véio e recital poético às margens do São Francisco, com participação de Chico Pedrosa e Pedro Américo de Farias.

FORRÓ-LIVRO
10/5 (sábado)
19h: Encerramento do II CLISERTÃO, com Nilton Freitas e Orquestra Sanfônica de Petrolina.
Local: Praça do Coreto

< voltar para home