Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Projeto Livros Livres espalha diversas publicações pelo bairro do Ipsep

Ação do Governo de Pernambuco, através da Secult-PE/Fundarpe, vai distribuir 100 livros em praças e ruas na Zona Sul do Recife

Costa Neto/Secult-PE

Costa Neto/Secult-PE

Iniciativa irá espalhar 100 livros pelas ruas e praças do Ipsep, na Zona Sul do Recife

O Governo de Pernambuco realiza, nesta sexta-feira (6), mais uma edição do projeto Livros Livres. Coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe (Secult-PE/Fundarpe), a iniciativa irá espalhar 100 livros pelas ruas e praças do Ipsep, na Zona Sul do Recife. A partir das 6h, os moradores da região já poderão encontrar publicações em vários lugares do bairro.

Criado pela coordenadoria de Literatura da Secult/Fundarpe durante o Festival de Inverno de Garanhuns, em 2012, o projeto reúne livros doados, títulos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura e publicações incentivadas pelo Funcultura, colaborando com a difusão da literatura e de novos autores pernambucanos.

De acordo com Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE, a ideia do Livros Livres é transformar a região que recebe o projeto numa grande biblioteca. “A proposta é fomentar o acesso à leitura em edições que aconteçam mensalmente e em diferentes regiões”, explica o gestor.

Os livros espalhados são devidamente etiquetados com um selo explicativo, incentivando a prática do compartilhamento da leitura. Desde a sua criação, em 2012, até hoje, o projeto já “libertou” mais de cinco mil publicações baseado no conceito de ‘bookcrossing’, o ato de deixar livros em lugares públicos para que outras pessoas possam lê-los – e, eventualmente, deixá-los em outro lugar.

Serviço:
Livros Livres (distribuição gratuita de 100 livros)
Sexta-feira (6) | 6h
Bairro do Ipsep (Recife)

< voltar para home