Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Publicação resgata a história do nascimento dos restaurantes no Recife

“À francesa: a Belle Époque do comer e do beber no Recife”, título de estreia do gastrônomo e historiador Frederico de Oliveira Toscano, será lançado nesta quinta-feira (18) na Aliança Francesa do Derby

O livro foi publicado pela Cepe Editora, em uma edição  caprichada

O livro foi publicado pela Cepe Editora, em uma edição caprichada

Comer em um restaurante, ser atendido por garçons, escolher o prato em um cardápio, selecionar o vinho que harmonizará com a criação do chefe e, por fim, encerrar a refeição com uma deliciosa sobremesa. Tão comum na atualidade, o hábito de comer fora é, sob uma perspectiva histórica, um recém-nascido. A “novidade” só chegou ao Recife na virada do século XIX para o XX, vindo da Europa para revolucionar o cotidiano local, moldar a sociedade, criar um espaço de sociabilidade para as mulheres e até para estimular o então jovem sociólogo Gilberto Freyre a iniciar sua cruzada pela valorização do regionalismo. Todo esse panorama histórico sobre o hábito de comer fora na capital pernambucana está registrado no livro À francesa: a Belle Époque do comer e do beber no Recife, do historiador e gastrônomo Frederico de Oliveira Toscano, que será lançado nesta quinta-feira (18), na Aliança Francesa do Derby.

Fruto da tese de mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), À Francesa apresenta uma prosa despida de maneirismos acadêmicos, o que garante uma leitura fluida e com sabor de época. Toscano retrata o tema gastronomia em um momento de intensas transformações sociais, em que o ideal de modernização segundo os padrões europeus leva a sociedade recifense e brasileira a buscar a modernização também de seus hábitos, dentre eles, os gastronômicos.

À francesa: a Belle Époque do comer e do beber no Recife baseia-se em uma vasta pesquisa a periódicos de época e apresenta ao leitor algumas raridades da propaganda e da crônica de então. Dentre as curiosidades resgatadas, estão o surgimento das primeiras sorveterias no Recife, quando o gelo ainda vinha importado de Boston (EUA) protegido por serragem em porões de navios. Há também a história da primeira pensão vegetariana do Recife – possivelmente do País – que eventualmente introduz pratos menos frugais em seu cardápio, como galinha à cabidela e carneiro ao forno, para satisfazer a clientela. E o livro registra, ainda, o surgimento do Leite, o restaurante mais antigo da cidade, que materializa as relações da classe dominante e política com o hábito de fazer refeições em público.

Analisando também trabalhos canônicos, À francesa problematiza estudos de Câmara Cascudo e Gilberto Freyre, que buscam as bases para o seu regionalismo inclusive por meio da culinária. Toscano identifica em Freyre o paradoxo de tentar estabelecer sobre um instituto francamente estrangeiro – o restaurante – uma gastronomia regional que mais tem de mítica do que de real, na pretensa mistura igualitária das influências portuguesa, indígena e negra. E, argumenta o autor, sobretudo ignorando as relações de poder numa sociedade que acabara de encerrar oficialmente, mas não inteiramente na prática, a escravização de negros.

“O enfrentamento das idéias de Gilberto Freyre e Câmara Cascudo com que Frederico Toscano nos brinda é acompanhado, simultaneamente, por uma perspectiva alvissareira de renovação da história e sociologia alimentar. Alguém sempre precisa começar, mostrar que não é um bicho de sete cabeças enfrentar a cultura canônica”, afirma no prefácio o sociólogo Carlos Alberto Dória.

Autor
Pernambucano, Frederico de Oliveira Toscano é bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando também em História pela Universidade de São Paulo. Desde a sua graduação, tem voltado sua carreira para os aspectos culturais dos estudos da alimentação, buscando enriquecer os diálogos sobre o assunto dentro e fora da academia, com palestras e com participações em programas de televisão e na internet, além de contribuir regularmente para revistas e sites com a publicação de colunas e artigos.

Serviço
Lançamento do livro “À francesa: a Belle Époque do comer e do beber no Recife”, de Frederico de Oliveira Toscano
Valor: R$ 50
Quando: quinta-feira, 18 de dezembro de 2014, às 19h
Onde: Aliança Francesa – Rua Amaro Bezerra, 466, Derby
Informações: (81) 3202-6262

< voltar para home