Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Resultado dos recursos do VII Prêmio Hermilo Borba Filho é divulgado

A Secult-PE e a Fundarpe divulgam, nesta segunda-feira (4), o resultado dos recursos apresentados ao edital do VII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura. Ao todo, a premiação reuniu 127 inscrições, advindas das Regiões Metropolitana, Mata, Sertão e Agreste do Estado. Desse montante, foram habilitadas 73 obras anteriormente, que se somam agora aos quatro pedidos deferidos.

As obras habilitadas seguem agora para o julgamento de análise de mérito que será feito em duas etapas, por duas comissões distintas, entre os dias 10 de agosto a 18 de setembro de 2020 (primeira etapa) e 28 de setembro a 23 de outubro 2020 (segunda etapa). Caberá à comissão julgadora da primeira etapa indicar à comissão julgadora da segunda etapa até 20 (vinte) livros finalistas, sendo preferencialmente cinco de cada macrorregião do Estado. Serão critérios de julgamento das obras: originalidade/singularidade (proposta de vanguarda ou peculiar dentro da tradição literária); qualidade técnica (demonstração de domínio das técnicas da narrativa ou do poema) e domínio da linguagem (norma padrão da língua ou adequação da linguagem às variedades pertinentes na construção das vozes das personagens ou do eu lírico/épico). O resultado final da premiação deverá ser divulgado até o dia 29 de outubro.

PREMIAÇÃO - Realizado em parceria com a Cepe Editora, o Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura é voltado para publicações inéditas, nos seguintes gêneros: contopoesia ou romance, e tem como objetivo fomentar a produção literária em todas as macrorregiões de Pernambuco por meio de uma política editorial que visa democratizar o acesso ao livro e à leitura, e apresentar-se como uma estratégia de promover a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana, aliando-se a outras atividades de fruição e formação de público leitor desenvolvidas pela Secult-PE/Fundarpe.

O VII Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura distribuirá R$ 90 mil em prêmios, divididos em cinco prêmios de R$ 18 mil, um para o vencedor de cada macrorregião: Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão, além do “Grande Prêmio”, que é a melhor obra dentre todas as regiões. Todos os livros vencedores serão publicados pela Cepe Editora. Os vencedores também poderão passar a integrar atividades de formação do público leitor (oficina, palestra, recital), dentro da programação de literatura realizada pela Secult/Fundarpe. Confira aqui o regulamento completo da premiação.

< voltar para home