Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Semana do Livro de Pernambuco terá plataforma para lançamento de livros infantis

Escritores interessados devem cadastrar suas publicações até 15 de novembro

Marcada para ocupar o Museu do Estado de Pernambuco entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, a primeira edição da Semana do Livro de Pernambuco convida escritores a lançarem obras voltadas ao público infantil durante o evento. Sob o tema “Narrativas Possíveis do Presente”, a proposta do encontro literário é promover debates, oficinas, mesas redondas, intervenções, apresentações artísticas e culturais. Os escritores José Castello, Sidney Rocha e escritora Elvira Vigna são alguns dos nomes já confirmados na programação.

Os interessados em submeter propostas à Plataforma de Lançamento de Livros Infantis devem acessar, até o próximo dia 15/11, o site da Semana, na aba inscrição, informar título da obra e sinopse do projeto, além das informações pessoais. A relação dos contemplados na etapa de seleção e curadoria será divulgada no dia 20 de novembro e o lançamento das publicações será no último dia do encontro, o domingo (4/12).

Sobre a Semana

Com curadoria de Schneider Carpeggiani, a Semana do Livro de Pernambuco é uma realização da Cia. de Eventos e Ideação, conta com apoio cultural do Ministério da Cultura e apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Museu do Estado/Fundarpe/Secult.

Sobre o tema desta primeira edição, o curador afirma que a ideia é permitir reflexões sobre algumas questões que aconteceram neste ano. “Na mesa de abertura, por exemplo, teremos uma discussão importante sobre o papel do juiz e da lei, dentro do conceito que foi o recente processo de impeachment no Brasil. O escritor, jornalista e crítico literário José Castello preparou, com exclusividade, uma masterclass sobre O Processo, de Franz Kafka, e a sua relação com o nosso cenário político-social-literário contemporâneo”, conta Schneider.

Ao longo da programação, as pautas, enfrentamentos e também questões atuais relacionadas ao mercado editorial brasileiro serão colocadas em discussão por escritores, críticos literários, editores, livreiros e jornalistas. “Outro personagem que teve um papel de destaque na política brasileira este ano foi a imprensa, e quem vai conversar sobre este assunto é a jornalista Eliane Brum, do El Pais”, adianta o curador. “Já a escritora Elvira Vigna lança seu último romance (Como se Estivéssemos em Um Palimpsesto de Putas), talvez o livro mais importante lançado este ano no Brasil, por tratar de escolhas éticas que levam a extremos”, avalia.

Divulgação

Divulgação

O papel atual das livrarias é um dos temas a serem discutidos na Semana

Schneider também destaca o debate sobre o caráter ideológico e a função social das livrarias no Brasil. “Este ano tivemos o livro biográfico do Coronel Ustra como um dos mais vendidos no Brasil, segundo o Publish News. E uma das redes que mais tem vendido este livro é bastante conhecida no mercado editorial”, conta. Participam do debate Lourival Holanda, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Daniel Louzada, livreiro e proprietário da Livraria da Vinci.

Reprodução/Filme

Reprodução/Filme

Monica Figueiredo, da editora da Rocco, responsável no Brasil por todos os livros da série Harry Potter, vai conversar sobre como construir um best seller e manter esta marca

Outro momento confirmado na programação é a conversa entre Sidney Rocha e Schneider, sobre o novo livro de contos (Guerra de Ninguém) do escritor cearense radicado em Pernambuco. Há também o debate entre Maria Eduarda Rocha e Yvana Fechine, professoras do Departamento de Comunicação Social da UFPE, Chico Ludermir, jornalista e mestrando em Sociologia, e Dandara Luísa Alves, integrante do laboratório de Estudos em Sexualidade Humana. O grupo vai discutir sobre o espaço da universidade pública como campo de disputa política. “Este é um tema bastante discutido recentemente, com as ocupações das escolas pelo país”, ressalta Carpeggiani. No dia do encerramento, no domingo (4/12), Monica Figueiredo, editora da Rocco responsável, no Brasil, por todos os livros da série Harry Potter, participa do encontro.

Chico Ludemir/Divulgação

Chico Ludemir/Divulgação

A Semana também terá um momento para discutir sobre o espaço da universidade pública como campo de disputa política

De acordo com o curador da Semana, o Museu do Estado foi escolhido por ser um espaço de fácil acesso no Recife e também pela possibilidade de utilização da área externa. “A programação conta ainda com eventos de música, uma ação especial e inédita do grupo de teatro Magiluth, entre outras atividades”, conclui.

Mais informações e a programação da Semana do Livro de Pernambuco estão disponíveis no site e na fanpage do evento.

< voltar para home