Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Literatura

Semana Manuel Bandeira celebra aniversário e legado do poeta

Recitais, palestras e ações especiais integram programação de 23 a 25 de abril. O evento é uma realização da Secult-PE e Fundarpe.

O dia 19 de abril marca o nascimento de um dos mais importantes poetas pernambucanos e do Brasil. Há 128 anos, vinha ao mundo Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, poeta, crítico de arte, professor. Em meio a uma vasta obra poética, Manuel Bandeira se destacou também como uma das mais emblemáticas figuras que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, importante momento de ruptura na cultura brasileira.

Em celebração ao aniversário de Bandeira, o Espaço Pasárgada – antiga morada recifense do poeta, hoje espaço que abriga acervo referente à sua vida e obra – e as coordenadorias de Literatura e de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco realizam a Semana Manuel Bandeira, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de abril.

Além de passear pela obra do poeta, que será lembrada em cada atividade da Semana, o evento também irá provocar reflexões sobre o panorama da poesia contemporânea, em especial, a pernambucana. Abrindo a programação, na manhã da quarta (23/4), declamadores irão tomar as ruas no entorno do Espaço Pasárgada, com o projeto A Gente da Palavra, oferecendo poesia aos que trabalham e circulam no local. Nessa edição especial, a obra de Manuel Bandeira irá compor o repertório poético dos declamadores. Ao fim da atividade, por volta do meio-dia, será realizado um recital em torno do busto do poeta, na frente do Espaço Pasárgada.

Também na terça, começa o Escambo de Livros Especial, que acontecerá no jardim do Espaço Pasárgada, durante três dias, encerrando na sexta (25/4). Quem quiser trocar o seu livro por outro, é só vir, no horário das 9h às 17h, e conferir o acervo da Coordenadoria de Literatura. Lembrando que não serão aceitos para a troca livros didáticos e religiosos.

Debates e palestras
O poeta Manuel Bandeira também será revelado sob o viés de estudiosos da sua obra. Na quarta (23/4), primeiro dia do evento, das 14h30 às 16h30, alunos de graduação e pós-graduação de Letras da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, irão apresentar trabalhos acadêmicos com temas ligados à poética de Manuel Bandeira. Será no auditório do Espaço Pasárgada.

Já na quinta (24/4), no mesmo horário, acontece o Ciclo de Palestras Manuel Bandeira Vida e Obra. Sob a mediação de Carlezio Monteiro, aspectos relevantes da literatura do poeta pernambucano serão evidenciados e debatidos com os professores André Cervynskis e Teca Carlos e com o poeta Almir Castro Barros, que, ao final do debate, irá declamar poemas do seu livro “Um beijo para os crocodilos “, que traz forte influências de Bandeira na sua poética.

Exposição
Um Manuel Bandeira imagético será destaque na programação da Semana. Na próxima quarta (23/4), também será aberta a exposição que irá apresentar ao público o universo de Manuel Bandeira retratado em fotografias e ilustrações/pinturas. O próprio poeta, em seu cotidiano, será o personagem principal de algumas das fotos. Outras delas trazem como inspiração aos olhos os poemas de Bandeira. Assim como nas telas de Romero de Britto, em guache, que tem a obra do escritor como mote dessa série, que ficará aberta a visitação até o dia 23 de maio, de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h.

Cinema
A poesia e o fazer poético, assim como o olhar do artista sobre seu próprio ofício estão presentes no audiovisual, tamanha a importância e a intersecção entre essas duas linguagens. É isso que vem celebrar o Cine Pasárgada Especial, que acontecerá na quinta (24/4), às 19h30, no jardim do Espaço Pasárgada. Será uma exibição especial dos curtas “Poeta urbano”, de Antônio Carrilho; o inédito “Jomard em 10 minutos”, de Jomard Muniz de Brito, com edição de trechos do filme “JMB – O famigerado”, de Luci Alcântara, “Miró: preto pobre, poeta e periférico”, de Wilson Freire, que descortina o original Miró da Muribeca; e “O poeta do castelo”, filme de 1959, do diretor Joaquim Pedro de Andrade, que traz Bandeira declamando seus versos. Após a exibição dos curtas, será realizado um debate com as presenças de Antônio Carrilho, Wilson Freire e Jomard Muniz de Brito.

Encerramento
O universo de Manuel Bandeira rompendo barreiras, ao alcance de todos. Encerrando a programação, na sexta (25/4), alunos com deficiência auditiva que fazem parte do curso técnico profissionalizante de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) da Escola Estadual Almirante Soares Dutra e do Centro de Saúde Auditiva de Pernambuco – SUVAG irão lotar o auditório do Pasárgada para uma aula especial que traz como tema Manuel Bandeira. Com tradução simultânea na Linguagem dos Sinais, eles assistirão a um vídeo educativo sobre a vida e a obra do poeta, no horário da manhã, das 9h30 às 11h30. Já no período da tarde, das 14h30 às 16h30, acontece um recital, em Libras, com poemas de Manuel Bandeira.

Coroando o encerramento da Semana Manuel Bandeira, será realizado, a partir das 19h30, da sexta (25/4), no Jardim do Espaço Pasárgada, um grande recital, com microfone aberto para poetas, atores, declamadores e público em geral, que queiram apresentar poemas de Bandeira ou suas próprias obras. Na ocasião, também será encerrado o Escambo de Livros Especial, que sugere aos poetas que tragam seus livros para troca ou para doação destinada à biblioteca do Espaço Pasárgada.

Programação

Quarta (23/4)

- 9h às 17h | Escambo de Livros Especial – Projeto da Coordenadoria de Literatura, que promove a troca de livros;

- 9h às 12h | A Gente da Palavra – Projeto da Coordenadoria de Literatura, que envolve grupo de declamadores que sairão nos arredores do Espaço Pasárgada, incluindo a sede da Fundarpe, declamando poemas de Manuel Bandeira. Os declamadores serão servidores/ colaboradores da Secult-PE/Fundarpe, especialmente convidados para a ação;

- 9h às 17h | Início da Exposição Fotográfica e de Artes Plásticas em torno da obra de Manuel Bandeira; a exposição ficará aberta à visitação até o dia 23 de maio de 2014.

- 14h30 às 16h30 | Apresentação de trabalhos monográficos de graduação e pós-graduação com temas ligados à poética de Manuel Bandeira

Quinta (23/4)

- 9h às 17h | Escambo de Livros Especial – Projeto da Coordenadoria de Literatura, que promove a troca de livros;

- 14h30 às 16h30 | Ciclo de Palestras Manuel Bandeira Vida e Obra – André Cervynskis, Teca Carlos e Almir Castro Barros, com mediação de Carlezio Monteiro;

- 19h30 | Cine Pasárgada Especial com os curta-metragens:

“Poeta urbano”, de Antônio Carrilho (ficção)
“Miró: preto, pobre, poeta e periférico”, de Wilson Freire (documentário)
“Jomard em 10 minutos” de Jomard Muniz de Brito (documentário)
“O poeta do castelo” de Joaquim Pedro de Andrade (documentário)

Após a apresentação dos filmes teremos debate com a presença dos realizadores Antônio Carrilho, Wilson Freire e Jomard Muniz de Brito.

Sexta (23/4)

- 9h30 às 11h30 | Aula Especial para alunos deficientes auditivos, com tradução em libras realizada por alunos concluintes do curso técnico profissionalizante da Escola Estadual Almirante Soares Dutra e do Centro de Saúde Auditiva de Pernambuco – SUVAG. Ao final da aula haverá recital em libras dos poemas de Manuel Bandeira;

- 19h30 | Recital “Poesia em Pasárgada”, com microfone aberto para os poetas e atores-declamadores fazendo intervenções com poemas de Manuel Bandeira.

< voltar para home