Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

Notícias cultura.pe

Maracatu Almirante do Forte celebra 83 anos de tradição no Recife

Priscilla Buhr

Neste domingo (7), o Maracatu Nação Almirante do Forte festeja a partir das 16h, em sua sede no bairro do Bongi, os seus 83 anos de fundação. Segundo o presidente da agremiação, Antônio José da Silva Neto – o popular Mestre Teté – a festividade pretende ser marcada por muita alegria e ritmos, contando com convidados especiais como a Frevioca, o Mestre Bernardo do Maracatu Nação Pernambuco, os grupos Estrela Dalva e o Encanto de Dendê, além de alunos da oficina de percussão do maracatu.

Costa Neto

Costa Neto

Mestre Teté, principal precursor da Nação Almirante do Forte.

Há mais de 30 anos à frente do maracatu, Mestre Teté falou um pouco sobre o sentido desta comemoração. “Será uma grande satisfação, especialmente por envolver toda a minha família e a comunidade do Bongi, que participam e ajudam na execução desse legado cultural que irei deixar para as próximas gerações”, comentou emocionado.

Priscilla Buhr

Conhecido pela forte batucada  tão característica do baque virado, além da predominância do azul e branco nos figurinos de seus integrantes, a agremiação carnavalesca também desenvolve trabalhos dedicados a crianças e adolescentes, através do seu Ponto de Cultura, na comunidade do Bongi. Nele, são ministradas oficinas de confecção de instrumentos, percussão, dança afro, entre outras atividades culturais e inclusivas.

No decorrer de sua trajetória, o Maracatu Nação Almirante do Forte tem agregado importantes personagens, como a dama-de-passo, a senhora Josefa Maria da Silva (Vó Finha), uma das mais antigas entre os 160 integrantes. Outros como o porta-estandarte, o duque e a duquesa, o rei e a rainha, os caboclos de pena, os batuqueiros, as baianas, entre outros, “desenvolvem com brilhantismo seus papeis neste conjunto”, destacou Mestre Teté.

Para 2015, o maracatu possui como primeiro plano a finalização dos preparativos envolvendo a sua participação no Carnaval do Recife, no qual desfilará no grupo especial. Mestre Teté também adiantou que o lançamento do novo CD do grupo, com apoio do Funcultura, já está em andamento. “No ano que vem terão muitas novidades para acrescentar a história do nosso Almirante do Forte. Em breve vocês saberão do que estou falando”, finalizou sorridente o Mestre Teté.

Viva o Maracatu Nação Almirante do Forte!

 

SERVIÇO
83º aniversário do Maracatu Nação Almirante do Forte

Data: 7/9
Horário: 16h
Local: Estrada do Bongi, 1319, Bairro do Bongi, no Recife (após a Delegacia da Mustardinha)

< voltar para home