Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

17º Virtuosi celebra sesquicentenário de Richard Strauss

A partir deste domingo (7), Recife e Olinda recebem uma gigantesca programação com grandes nomes da música erudita nacional e estrangeira. Festival também passará por Campina Grande, João Pessoa, Fortaleza e Belém

Já consolidado no calendário anual como um dos grandes de festivais de música do estado, o Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco chega, este ano, à sua 17ª edição. A partir de domingo (7), as cidades de Recife e Olinda recebem uma extensa programação que traz as mais importantes produções da música clássica, pelas mãos de nomes brasileiros e estrangeiros dos mais aclamados. O festival segue até o domingo seguinte (14), ocupando os seguintes espaços: Igreja de Santo Antônio do Carmo (Olinda), Livraria Cultura (Recife), Conservatório Pernambucano de Música (Recife) e Teatro de Santa Isabel (Recife). Toda a PROGRAMAÇÃO é gratuita.

Divulgação

Divulgação

Naná Vasconcelos e DJ Dolores se apresentam juntos, durante a programação do Virtuosi

Este ano, o festival homenageia o compositor alemão Richard Strauss (1864-1949), nome que transitou entre a passagem das eras Romântica e Moderna da música. Tamanha responsabilidade se traduz numa programação extensa e plural, que contempla as produções musicais mais significativas da história, sejam elas eruditas ou não – mas trajadas à caráter. Entram na jornada obras de autores consagrados, de séculos passados (Bach, Schumann, Beethoven, Vivaldi, Brahms, etc), até nomes mais contemporâneos, que cruzaram o século XX (The Beatles, John Cage, Astor Piazzolla, Chucky Berry, etc).

Entre os brasileiros que participam do Virtuosi, estão o pianista Artur Moreia Lima, que se apresenta junto à Orquestra Jovem de Pernambuco; o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, que se junta ao sergipano (de alma pernambucana) DJ Dolores; e Maestro Spok, executando obras de jazzista Duke Ellington. Os nomes internacionais de destaque são a pianista russa Anastasia Zhivotovskaya; o violonista cigano Roby Lakatos; e o contrabaixista romeno Catalin Rotatu.

Programação
Quem abre XVII Vistuosi, no domingo (7), é o fagotista brasileiro Fabio Cury, que apresentará, à 17h, os seus CDs: “O fagote barroco”, com o cravista Alessandro Santoro, e as “Valsas de Mignone”, em solo para fagote. No Recife, a programação começa na quarta (10), a partir das 19h30, no Conservatório Pernambucano de Música, com um recital que contará com as presenças de Catalin Rotatu e Anastasia Zhivotovskaya.

Na quinta (11), tem início a Série Vicente Fittipaldi, no Teatro de Santa Isabel, com o concerto de abertura “Strauss, Smetana & Schumann”, com artistas nacionais e internacionais trazendo ao público obras clássicas da música erudita. Será às 20h.

Maratona
Um projeto especial está incluído na programação do Virtuosi. Serão 24 horas de música, também no Teatro de Santa Isabel, entre os dias 12 e 13. É a Maratona Virtuosi BNDES, que tem início a partir das 20h, da sexta (12), com a Orquestra Virtuosi, sob a regência do maestro Rafael Garcia.

Ao longo da maratona, participaram artistas brasileiros e estrangeiros, como Christian Lindberg, Roby Lakatos Ensemble, Benjamin Schmid Jazz Quartet, o grupo comediante inglês Stringfever, a reunião de DJ Dolores e Naná Vasconcelos, Ensemble São Paulo, Artur Moreira Lima com a Orquestra Jovem de Pernambuco , entre outros.

O encerramento da maratona, no sábado (13), às 20h, será novamente com a Orquestra Virtuosi, com o programa “Gulda, Kreisler, Ellington & Lindberg”, que terá, entre seus solistas, o maestro Spok, executando duas peças de Duke Ellington.

Ouvindo Música Erudita
Também na programação, está o IV Virtuoso Diálogos, que traz palestras com o jornalista Irineu Franco Perpétuo, apresentando palestra com o tema “Aprendendo a ouvir Música Erudita”, de terça (9) a quinta (11), sempre às 11h, na Livraria Cultura – Paço Alfândega. As inscrições gratuitas podem ser feitas no site do Virtuosi.

SERVIÇO
XVII Virtuosi – Festival Internacional de Música de Pernambuco
De 7 a 14 de dezembro
Em Recife e Olinda

< voltar para home