Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Bandas de música de Pernambuco recebem instrumentos

Costa neto

Na manhã dessa sexta-feira, quatro bandas de música do interior do estado de Pernambuco receberam das mãos do secretário de cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, e de Naldinho Freire, da Regional Nordeste do MinC, novos instrumentos para a melhoria da qualidade técnica e artística dessas organizações musicais. Os grupos foram contemplados na edição 2013 do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Músicas. A entrega aconteceu em uma cerimônia no Teatro Arraial.

“É um prazer para a Secretaria de Cultura ser parceira neste projeto, visto que nosso entendimento é que as bandas musicais tem um papel de fundamental importância não só na divulgação do cancioneiro popular, mas sobretudo na formação dos músicos no interior. Desejamos vida longa a este projeto”, pontuou o secretário de Cultura Marcelo Canuto.

A Banda Municipal de Santa Cecília (Camocim de São Félix), a Banda Saboeira (Goiana), a Sociedade Musical 25 de Setembro (Limoeiro) e a Euterpina Juvenil Nazarena (Nazaré da Mata) foram contempladas com clarinetes, trompetes, saxofones e outros instrumentos de sopro. A iniciativa está inserida no mapa de ações do Projeto Bandas, da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e premia grupos de todo o país em parceria com instituições culturais estaduais, municipais e privadas. Para viabilizar a entrega dos instrumentos, é realizado um termo de acordo com as secretarias estaduais.

Bandas em Pernambuco
Também reconhecidas como importantes núcleos de formação musical, apenas em Pernambuco existem mais de 200 bandas de música. A tradição é tanta que, 30 delas são centenárias e 4 já foram agraciadas com o título de Patrimônio Vivo do Estado. São elas: a Associação Musical Euterpina de Timbaúba, a Banda Revoltosa (Nazaré da Mata), a Banda Curica (Goiana) e a Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena, que também figura entre as vencedoras deste Prêmio da Funarte.

 

< voltar para home