Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

O que você procura?
Newsletter

MÚSICA

Biografia de Petrúcio Amorim retrata a trajetória do forrozeiro

Escrito pela pesquisadora Graça Rafael, "Petrúcio Amorim - O poeta do forró" tem lançamento marcado para esta quinta-feira (10).

Divulgação

Divulgação

O biografado Petrúcio Amorim e a autora Graça Rafael já eram amigos antes mesmo do livro

Nascido em 25 de janeiro de 1959 com a saúde mais frágil do que o normal para um bebê, o músico Petrúcio Amorim foi assim batizado por conta da fé de sua mãe. Ao receber em casa uma desconhecida que ficou comovida com a falta de recursos do seu lar, em Caruaru, ela ouviu a história do Menino Petrúcio que, depois de aceito em um convento de padres capuchinhos de Maceió, havia levado fartura para o lugar. Na esperança de que o milagre se repetisse também em sua família e de quebra ainda trouxesse vitalidade para o filho, Dona Hermínia nomeou o caçula da mesma forma, sem imaginar, que ele teria vigor o suficiente para se tornar um dos maiores músicos de Pernambuco.

Quase sessenta anos depois, o sucesso de Petrúcio Amorim pode fazer os mais religiosos acreditarem no triunfo da homenagem. A trajetória marcada pela infância pobre, passando pela superação dos obstáculos até chegar ao sucesso – com músicas que hoje já fazem parte do inconsciente coletivo pernambucano, como “Tareco e Mariola”, “Cidade Grande” e “Filho do Dono” –é narrada na biografia “Petrúcio Amorim – O Poeta do Forró”, de Graça Rafael, que será lançado nesta quinta-feira, às 19h, no restaurante Parraxaxá de Boa Viagem, no Recife.  Publicado pela Editora Coqueiros, o material será comercializado pelo preço de R$ 70. Além das presenças da autora e do biografado na ocasião, a atriz Fabiana Pirro também participará interpretando alguns trechos do livro.

Reprodução

Reprodução

O livro conta com depoimentos de familiares, amigos e artistas

Também natural de Caruaru, Graça pesquisa e acompanha o cenário do forró com intimidade e paixão, por isso, desde 2004 já vinha desenvolvendo a biografia do músico. “À medida que o tempo passava, fui me afeiçoando e gostando de todos os cantores que faziam parte da história do forró. Fiquei amiga de muitos. Daí minha aproximação com Petrúcio”, explica ela sobre a liberdade para tratar até mesmo de temas delicados da história do compositor. “Em todo esse período, nunca tivemos nenhum desentendimento, nenhuma divergência. É uma biografia totalmente autorizada”, completa.

Pego de surpresa pela proposta da biografia por se considerar jovem demais para esse tipo de registro, Petrúcio agora enxerga o lançamento do material com alegria. “Não levei a sério no início. Porém, por conta dos encontros, conversas, da boa amizade, comecei a achar a ideia interessante”, lembrou ele, cujas entrevistas com a autora foram a principal fonte de informações da obra. Porém, o livro também conta com depoimentos de familiares, amigos e artistas, além de prefácio e orelha escritos por Santanna, o Cantador, e Maciel Melo.

Serviço
Lançamento do livro “Petrúcio Amorim – O poeta do forró”, de Graça Rafael
Quando: Nesta quinta-feira (10), às 19h
Onde: Restaurante Parraxaxá Boa Viagem (Av. Fernando Simões, 1200)
Preço do livro: R$ 70 (Editora Coqueiro)
Entrada Gratuita

< voltar para home